O Botafogo sofreu uma derrota histórica no jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana 2026, nesta última quinta-feira (13), no Estádio Inca Garcilaso de la Vega, localizado na cidade de Cusco, no Peru, cerca de 3.400 metros acima do nível do mar. O Glorioso perdeu de goleada para o Cianciano, por 6 a 1, e agora precisará de um milagre para seguir na competição. Foi um baile dos peruanos. O Cianciano fez três gols em 30 minutos e foi para o intervalo com a vantagem de 4 a 0 no placar. Confira.

O Cianciano dominou completamente o confronto contra o Botafogo no primeiro tempo, sem dar chance ao time brasileiro, que não finalizou nenhuma vez ao gol do adversário. Com uma escalação diferente e taticamente modificado, o Alvinegro carioca foi para o inervalo praticamente abatido, com quatro gols de desvantagem. Os peruanos abriram o placar ao 17 minutos. Succar aproveitou cruzamento de Hohberg, chegou mais rápido que marcador na bola e cabeçou sem chance de defesa para Warleson. Aos 20′, o Cienciano ampliou em uma cobrança de falta ensaiada. Maximiliano Amondarain escorou para Neri Bandiera completar para o gol. Aos 30′, o terceiro gol do Cienciano saiu de uma falha do goleiro Walerson. Succar aproveitou a sobra no rebote e marcou seu segundo gol na partida. Aos 35′, Martinich finalizou de longe e acetou o ângulo do goleiro botafoguense, marcando um golaço e levar a equipe peruana para o intervalo com 4 a 0 de vantagem no placar.
Já com mudanças no time, feitas no final do primeiro tempo, o Botafogo voltou para a etapa final com o objetivo de ao menos diminuir a vantagem do adversário. Aos 4 minutos, Matheus Martins cobrou falta com perfeição e marcou um golaço, dando novo ânimo ao Glorioso. Porém, na sequência, o Cienciano marcou o quinto gol. Hohberg deu um passe de primeira para Neri Bandiera sair cara a cara com Warleson e bater com tranquilidade para o fundo do gol, aso 17′. Os peruanos continuaram com a mesma intensidade e aos 32 minutos aumentaram o placar. Em contra-ataque, Cristian Souza saiu em velocidade para o campo de ataque e cruzou na medida para Succar marcar seu terceiro gol no confronto e fechar a goleada. Edenilson chegou a marcar o segundo gol do Alvinegro carioca, mas a arbitragem anulou o lance por impedimento.
O jogo da volta está marcado para a próxima quinta, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos. Em vantagem, o Cienciano pode perder por até quatro gols de diferença para avançar às quartas de final da Copa Sul-Americana 2026. Já o Botafogo, mesmo jogando em casa, terá muita dificuldade para reverter a enorme desvantagem com a goleada sofrida. Dá para dizer que é possível uma vitória, porém não dá para afirmar que o Botafogo vai permanecer na competição. O Glorioso volta a campo neste domingo (16), às 18h30, pela 23ª rodada do Brasileirão 2026, contra o Vitória, no Estádio Barradão, em Salvador (BA). O Botafogo ocupa a 9ª posição na tabela, com 30 pontos. O Vitória está na 13ª colocação, com 26 pontos ganhos.
Na última terça-feira (11), o São Paulo empatou em 1 a 1 no jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana 2026, contra o Bolívar,no Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia. O Tricolor decide a vaga para as quartas de final no Morumbis, na terça-feira (18), às 21h30. Na quarta-feira (12), no único confronto entre brasileiros nas oitavas de final da competição, o Bragantino perdeu em casa para o Atlético-MG, por 1 a 0. Na quinta-feira (13), o Vasco empatou em zero a zero contra o Olímpia, do Paraguai. No mesmo dia, o Santos venceu seu jogo de ida das oitavas contra o Maracá, do Equador, por 2 a 1, na Vila Belmiro. Os jogos da volta reunindo os times brasileiros acontecem na quarta (19) e na quinta-feira (20). Vasco e Santos jogam fora de casa. Atlético-MG e Bragantino decidem a vaga para as quartas de final na Arena MRV, casa do Galo, na quarta-feira (10), às 19h.
Melhores momentos de Bragantino 0 x 1 Atlético-MG, jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana
Melhores momentos: Vasco 0 x 0 Olímpia, jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana 2026
Melhores momentos: Santos 2 x 1 Maracá, jogo de ida das oitavas da Sul-Americana 2026
(com informações da Gazeta Esportiva/ESPN/LANCE!)

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br