O Fluminense perdeu para Platense por 2 a 1, no jogo da volta das quartas de final da Copa Libertadores 2026, na noite desta terça-feira (15), no Estádio Vicente Lopez, em Buenos Aires, mas garantiu a classificação graças a vitória no jogo de ida, por 2 a 0, no Maracanã. O Tricolor da Laranjeiras levou dois gols no primeiro tempo, reagiu na etapa final e garantiu a vaga nas semifinais da competição com gol marcado por Canobbio.

Valendo-se do fator casa, o Platense dominou o jogo no primeiro tempo, pressinou constantemente o Fluminense e abriu o placar aos 30 minutos. Guido Mainero aproveitou o rebote mal feito de Ignácio e bateu de primeira contando com desvio na zaga para colocar os argentinos em vantagem. Sem conseguir construir boas jogadas o Tricolor levou o segundo gol pouco antes do intervalo. Mainero cruzou pelo alto dentro da área e a bola chegou para Sepúlveda, livre o atacante cabeceou sem chances para o goleiro tricolor ampliando o placar, aos 47′.
Na volta para o segundo tempo, o Platense manteve a intensidade no ataque, mas o Fluminense armou bom contra-ataque e diminuiu o placar. Hulk recebeu no meio campo e deu assistência para Canobbio driblar o marcador e bater colocado no canto para marcar o que seria o gol da classificação do Tricolor carioca, aos 11 minutos. Aos 32′, o Fluminense construiu ótima jogada de contra-ataque a partir do campo de defesa. Guga dominou no meio campo e tocou para Hulk por detrás da zaga que tentou por cobertura, mas a bola foi nas mãos do goleiro.
Na sequência, o Fluminense teve a chance de matar o jogo. O Platense saiu jogando mal. Renê recuperou a bola, tabelou com Canobbio pelo lado esquerdo, e já dentro da área o uruguio cruzou buscando Serna, que não conseguiu cabecear. A bola encontrou para Hulk na segunda trave que chegou batendo de primeira, mas finalizou por cima do travessão. Logo depois, os argentinos tiveram grande oportunidade e igualar o placar e levar a decisão para os pênaltis. Após cobrança de escanteio curto, a bola foi alçada dentro da pequena área, Vasquez ganhou da zaga e cabeceou. Fábio salvou o Fluminense operando um milagre com defesa à queima roupa e no mesmo lance impediu a tentativa de conclusão de Mendia. Nos minutos finais, os argentinos ensairam uma reação, mas o Tricolor se conduziu bem em campo e garantiu sua presença classificação.
Nas semifinais da Copa libertadores 2026, o adversário do Fluminense sairá do confronto decisivo das quartas de final entre LDU e Palmeiras, que acontece na noite desta quarta-feira, às 19h, em Quito, no Equador. O Palmeiras tema a vantagem do empate, pela vitória no jogo de ida, por 1 a 0, no Nubank Parque.
(com informações da Gazeta Esportiva/ESPN/LANCE!)

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br