O Corinthians perdeu para o Botafogo po 3 a 1, neste domingo (17), no Estádio Nilton Santos. Com o resultado, o Timão volta para a zona do rebaixamento do Brasileirão 2026, com 18 pontos. Mesma pontuação do Santos, primeiro fora da lista dos quatro últimos colocados, que perdeu para o Coritiba, por 3 a 0, na Neo Química Arena. E ambos com três pontos a mais que o Remo (18º), que venceu a Chapeconense por 3 a 2, na Arena Condá, e segue na lanterna do Campeonato Brasileiro. O penúltimo colocado agora é o Mirassol, com a derrota para o Atlético-MG, por 3 a 1, sábado (16), na Arena MRV. O Glorioso, com a vitória deu um salto na tabela chegando à 9ª posição, com 21 pontos. Confira abaixo, o resumo e melhores momentos dos dez jogos válidos pela 16ª rodada do Brasileirão 2026.

Com as duas equipes precisando muito de um resultado positivo, o confronto no Nilton Santos começou movimentado. Aos 6 minutos, Arthur Cabral finalizou de fora da área e fez um golaço para abrir o placar para o Botafogo. Logo depois, Lingard recuperou a bola no campo de ataque e tocou para Rodrigo Garro, cara a raca com o goleiro Neto, bater para o fundo das redes e empatar para Corinthians, aos 10 minutos. Aos 23′, o árbitro marcou pênalti para o Botafogo, por possível falta de Gustavo Henrique em Ferraresi e/ou toque no braço de jogador do Botafogo, mas após a revisão o lance pelo VAR voltou atrás e anulou a marcação. Aos 31′, Arthur Cabral marcou mais um golaço acertando ótimo chute de longe para colocar o Botafogo outra em vez em vantagem. O goleiro Hugo Souza, tal qual no primeiro gol, ficou só olhando a bola balançar as redes. Aos 41, o Timão quase igualou o placar mais uma vez. Raniele cabecou firme, mas a bola foi no travessão.
O segundo tempo começou em ritmo mais lento. No início, as poucas oportunidades foram do Botafogo que jogava melhor que o Corinthians até ampliar o placar, aos 23 minutos. No bate rebate dentro da área a bola caiu para Arthur Cabral, que à vontade concluiu para marcar seu terceiro gol na partida. Mesmo com boa vantagem, o Glorioso seguiu mais efetivo no ataque e por várias vezes teve chance de marcar o quarto gol, parado em boas defesas de Hugo Souza. Perto do final, Santi Rodríguez ainda acertou a trave do goleiro corintiano.
Depois dessa importante vitória em casa, contra o Corinthians, o Botafogo volta a campo na quarta-feira (20), às 21h, fora de casa, pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana contra o Independiente Petrolero, no Estádio Tigo La Huerta, em Assunção, no Paraguai. O Glorioso é o líder do Grupo E, comp 10 pontos, seguido do Caracas da Venezuela com oito, e do Racing-ARG (3º), com 4 pontos ganhos. O Corinthians joga na quinta-feira (21), às 21h30, contra o Peñarol-PAR, pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. O Timão lidera o Grupo E ocm 10 pontos, seguido do Platense-ARG, com sete. O Peñarol é o lanterna do grupo com 2 pontos, empatado com o Santa Fe, da Colômbia, em terceiro.
Na próxima rodada (17ª) do Brasileirão, o Botafogo enfrenta o São Paulo, no sábado (23), às 17h, no Morumbis. O Corinthians recebe o Atlético-MG, domingo, às 18h30, na Neo Química Arena. No sábado (16), o Galo jogou contra o Mirassol, na Arena MRV, e venceu por 3 a 1. Com a vitória, o time mineiro subiu para a 10ª posição, com 21 pontos. Mesma pontuação do Botafogo (9º) e Internacional, que conquistou a 11ª posição vencendo o Vasco de golelada, por 4 a 1, no Beira-Rio. Nesta rodada (16ª), o São Paulo, eliminado da Copa do Brasil 2026 pelo Juventude com derrota por 3 a 1, quarta-feira (13) no Alfredo Jaconi, perdeu para o Fluminense por 2 a 1, no Maracanã, mas permaneceu na 4ª colocação, com 24 pontos. Mesma pontuação do Athetico-PR, garantido na 5ª posição mesmo com o empate para o Flamengo no confronto que fechou a 16ª rodada, domingo (17), na Arena da Baixada, em Curitiba.
Na Arena da Baixada lotada, o Furacão saiu na frente do Flamengo com gol marcado por Stiven Mendoza, contando com falha do goleiro Rossi para marcar, aos 11 minutos de jogo. O Rubro-negro carioca dominou o segundo tempo, mas teve dificuldade para superar a boa marcação do Athletico-PR e só conseguiu empatar no final, com gols de Pedro, aos 38 minutos. Pouco antes do encerramento da partida, o Flamengo teve o zagueiro Danilo expulso com segundo cartão amarelo, que matou um contra-ataque do Furacão fazendo falta em Viveros, na entrada da área. Com o resultado, o Flamengo soma 31 pontos e fica a quatro do líder Palmeiras, mas com um jogo a menos, e com um ponto a mais que o Fluminense. O Tricolor das Laranjeiras se garantiu na terceira colocação, com seis pontos a mais que o São Paulo, que manteve o quarto lugar graças ao empate do Athletico-PR (5º) com o Flamengo e ficou com os mesmos 24 pontos.
Ainda no sábado (16), o Palmeiras jogou contra o Cruzeiro e empatou em 1 a 1, na Arena Barueri. O Cabuloso saiu na frente com gol do equatoriano Keny Arroyo, aos 11 minutos. O Verdão empatou ainda antes do intervalo com um golaço de Felipe Anderson, aos 19 minutos. No início segundo tempo, o Cruzeiro foi melhor, mas a partir dos 30 minutos, o Palmeiras dominou o jogo e teve várias chances de marcar o segundo gol e sair com os três pontos, mas não foi feliz nas finalizações. Com o resultado, o time mineiro ficou na 13ª posição, como 20 pontos. Mesma pontuação do Vasco (12º) e ambos com um ponto a mais que Vitória, que caiu para a 14ª colocação com a derrota para o Bragantino, por 2 a 0, em Bragança Paulista. O Massa Bruta somou 23 pontos e pulou para a 6ª colocação, na frente do Bahia (7º) e do Coritiba, em oitavo lugar, todos com a mesma pontuação. O Vitória, que eliminou o Flamengo da Copa do Brasil, soma 19 pontos, beirando a zona perigosa com um ponto a mais que Grêmio, Santos e o Corinthians.
Nesta rodada (16ª), o Bahia perdeu a chance de se aproximar dos quatro primeiros colocados ficando no empate em 1 a 1 contra o Grêmio, na Arena Fonte Nova. O Coritiba, depois de ser eliminado pelo Santos da Copa do Brasil, encarou o Peixe mais uma vez e desta vez venceu por 3 a 0, na Neo Química Arena. O Coxa fez uma partida perfeita e conquistou três pontos importantes chegando à 8ª posição na tabela. O Santos é o primeiro fora da zona do rebaixamento deixando o lugar para o Corinthians, ambos empatados com 18 pontos cada e com a mesma pontuação do Grêmio, agora na 15ª posição com o ponto ganho contra o Bahia, que caiu para a sétima colocação. No Z4, o Timão tem a companhia do Remo (18ª), que somou 15 pontos e ficou a um passo da sair da zona perigosa com a vitória por 3 a 2 sobre a Chapeconense, na lanterna com apenas nove pontos. Quatro a menos que o Mirassol, agora penúltimo colocado, com a derrota para o Atlético-MG.
(com informações da Gazeta Esportiva/Ge//ESPN/LANCE!)

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br