A seleção brasileira empatou em 1 a 1 com a Austrália, no primeiro amistoso após a eliminação na Copa do Mundo 2026, realizado nesta sexta-feira (25), no Queensland Country Bank Stadium, em Townsville. Com muitas novidades no elenco convocado por Ancelotti, o Brasil teve uma atuação bastante irregular. Principalmente no primeiro tempo, que terminou em zero a zero e com um gol anulado pelo lado brasileiro. A Austrália abriu o placar aos 23 minutos da etapa final, com um golaço de Irankunda em cobrança de falta. A seleção brasileira chegou ao empate no último lance do jogo, com gol marcado por Rayan (ex-Vasco), após escanteio cobrado.

A seleção brasileira jogou mal nos primeiros minutos do amistoso contra a Austrália, que logo aos 6 minutos teve uma boa oportunidade com Irankunda finalizando de longe para boa defesa de Hugo Souza, espalmando para escanteio. Prejudicado pelas péssimas condições do gramado, a seleção só conseguiu chegar ao ataque já na parte final do primeiro tempo, porém sem acertar o alvo. Vinicius Jr. puxou contra-ataque rápido e lançou Raphinha que bateu forte por cima do travessão, com desvio na zaga. Pouco antes do intervalo, a seleção brasileira chegou a balançar as redes. Vinicius Jr. bateu de dentro da área, a bola rebateu na zaga e Estevão completou para o fundo da rede, aos 45′. Entretanto, o árbrito foi chamado pelo VAR e ao rever o lance pegou a falta cometida por Bruno Guimarães no início da jogada e o gol foi anulado.
No segundo tempo, o amistoso se desenvolveu em ritmo lento. Aos 17′, Raphinha recebeu pouco antes da grande área, mas finalizou rente a trvae esquerda do goleiro da Austrália. Logo a seguir, a seleção brasileira teve outra boa oportunidade desperdiçada. Em jogada de contra-ataque, Raphinha tocou para Vinicius Jr. livre pelo lado esquerdo, que invadiu a área e bateu em cima do zagueiro. No rebote, a sobra ficou com Estevão que tentou de primeira, mas pegou mal na bola mandando longe do gol. Na sequência, o técnico Carlo Ancelotti, que já entrara com Douglas Luiz no lugar de Bruno Guimarães, substituiu Endrick e Vinicius Jr, por Pedro e Samuel Lino. A seleção passou a ter mais posse de bola, porém, foi a Austrália conseguiu abrir o placar.
Aos 22 minutos, o atacante Irankunda cobrou falta com perfeição encobrindo a barreira para marcar um golaço e colocar a Austrália em vantagem no amistoso. Não deu nem tempo para o goleiro Hugo Souza tentar reagir. Na reta final, a seleção brasileira lançou-se ao ataque em busca do empate, que veio somente no último lance da partida. Em escanteio cobrado por Raphinha, Rayan subiu alto para cabecear firme e igualar o placar. A bola desviou no goleiro Beach e no travessão antes de entrar.
Próximo amistoso da seleção brasileira será contra a mesma Austrália, na próxima terça-feira (29), às 7h, no Suncorp Stadium, em Brisbane (AUS). O último amistoso da seleção brasileira neste período, será contra a Índia, no dia 03 de outubro (sábado), às 11h, no Estádio Vivekananda Yuba Bharati Krirangan (conhecido como Estádio Salt Lake), em Calcutá, na Índia. O primeiro confronto da história entre as duas seleções.
(com informações da Gazeta Esportiva/ESPN/LANCE!)

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa.
Atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política. Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br