Por Leandro Marques, em Os Divergentes: O título do artigo já mostra que o governo (ou seria desgoverno) Bolsonaro deixou uma herança enorme de mal feitos, tanto é que inúmeros personagens da sociedade brasileira já o classificam como o pior que já existiu na história nacional.
Mas voltando ao título, será que os incontáveis danos ao meio ambiente do Brasil seria a sua pior herança [?]. Creio que é uma das mais terríveis que ele deixou, porém com novas e corretas políticas governamentais, os danos causados poderão ser reparados para voltarmos a ser um País ambientalmente desenvolvido e respeitado no cenário ambiental.
Muitos poderão dizer que sua herança pior foi a tragédia que ele causou com a sua incompreensível postura de negar a vacinação contra a COVID, quando contrariou a posição adotada por quase todos os países deste nosso planeta baseada em evidências científicas que ele não enxergava. Embora esta herança jamais será esquecida, não creio que seja a pior, apesar da perda de cerca de 700 mil brasileiros pelo seu erro governamental.
Ou o incentivo ao armamento da população brasileira foi sua pior herança? Horrível ver tanta gente aramada, e aumentando o número de mortes por causa dessa política armamentista, sem dúvida é uma herança terrível. Mas, como as anteriores, não creio que possa ser considerada a pior, pois novamente, com decisões adequadas de futuros governos isto pode ser desarmado em prazo hábil para eliminar essa anomalia da sociedade brasileira.
Com certeza o fato de ele, e seus fanáticos seguidores, tentarem dar um golpe na democracia brasileira é uma herança negativa muito forte. Entretanto, não creio que seja a pior, até porque os patriotas brasileiros, não aqueles que se vestem de amarelo ou se enrolam em bandeiras brasileiras, mas o que realmente prezam a democracia, conseguiram estancar o golpe premeditado e, ao final, tivemos uma herança positiva com essa capacidade da sociedade brasileira de combate a qualquer elemento que queira ser ditador no Brasil.
A entrega da gestão governamental para o Congresso Brasileiro, no toma lá dá cá de cargos públicos, não pode ser considerada a pior herança, até porque isso sempre existiu em outros governos. Mesmo que na gestão de Bolsonaro tenha alcançado proporções enormes quando o País foi praticamente controlado pelo Congresso, ou seja, um parlamentarismo distorcido e disfarçado, gerado sob medida para preservar o mandato de um presidente que, se não fosse isso, não teria escapado de processo de impeachment.
Infelizmente, essa distorção republicana não mostra sinais de enfraquecimento, pois o Poder Executivo, face às barganhas amorais dos nossos congressistas, continua sendo refém do Poder Legislativo. Talvez um dia, em um futuro que espero não seja distante, o povo brasileiro acorde, como acordou no enfrentamento do já citado golpe, e adote posicionamentos que forcem os congressistas nacionais a cumprirem o seu papel como representantes do povo e dos Estados brasileiros, e deixem de atuar como governantes não eleitos do Brasil. Nesse dia, nosso País pode ter a esperança de ser uma grande nação, sendo administrado por indivíduos competentes e sem, ou com pouca, corrupção.
Então, afinal qual a pior herança do governo Bolsonaro? Considero que é uma herança que levará tempo para ser eliminada da sociedade brasileira, pois será um trabalho de conscientização das crianças e dos jovens da atual geração. Essa pior herança nunca ocorreu em épocas anteriores, nem mesmo, no nível atual, na época do governo militar.
Ver amigos/as, parentes, personalidades terminarem suas relações afetivas, ou então se afastarem, por causa de ideologias política é um triste episódio na nossa história.
Então, a meu ver, a pior herança do governo maldito, é o ÓDIO entre nossos habitantes que foi introduzido na sociedade brasileira.
Imagem: reprodução

Guaraci Celso Primo é do Paraná, Sul do Brasil.
Bacharel em Administração. Ex-servidor da Previdência e ex-Banco do Brasil.
Com o propósito simples — mas essencial — de ser útil de alguma forma, Guaraci Primo apresenta neste espaço um reflexo de seus interesses e experiências. Seus gostos por literatura, cinema, futebol, humor e política, o tornaram um redator ao longo dos anos e através de suas postagens, você encontrará um mix equilibrado de opinião, informação e entretenimento, sempre ilustrado com imagens e vídeos de qualidade.
Guaraci acredita que autoaperfeiçoamento, força de vontade e motivação são pilares fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.
Ele também vê a web como um extraordinário instrumento democrático para a divulgação de ideias, conhecimento e reflexão.
— É exatamente isso, que pretendo oferecer por aqui:
um espaço livre, criativo e acessível, onde o pensamento crítico e o bom humor caminham lado a lado.
Com determinação e leveza, espero alcançar o maior número possível de pessoas — e que cada visitante se sinta à vontade para expressar suas opiniões de forma civilizada e democrática, sem distinção de sexo, raça, credo ou condição social.
Guaraci Primo.
Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara. Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, Guaraci iniciou o projeto em 2008 como uma forma de unir duas de suas grandes paixões: o esporte e o jornalismo.
Com experiência acumulada em redação, análise e curadoria de conteúdo, ele construiu ao longo de mais de uma década um espaço respeitado, reconhecido pela credibilidade e pela forma equilibrada de tratar temas sensíveis.
Sua visão editorial se baseia na ideia de que informar é um ato de cidadania, e que todo leitor merece acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a consciência crítica.
Sob sua liderança, o Blog Seu Guara segue fiel à sua essência: falar com verdade, ouvir com respeito e publicar com responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br

