Reportagem de Caio Matos, no Congresso em Foco: O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, foi expulso da 16ª Assembleia Geral do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e o Caribe (Filac). Aos gritos, um ex-servidor da Funai acusou Xavier de ser miliciano e o responsável pelas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.
https://www.youtube.com/embed/KENLUezJMME
✊🏾🏹 PROTESTA -“¡Basta de extractivismo y #genocidio!”
¿Estás en Madrid? Ven HOY a la concentración contra el #genocidio de #PueblosIndígenas en Brasil, aprovechando la visita del Presidente antiindígena de FUNAI, Marcelo Xavier Augusto da Silva a la capital.
👇🏾👇🏾👇🏾👇🏾 pic.twitter.com/5xmrIqbNyn
— Survival International – en español (@survivalesp) July 21, 2022
Em nota, a Funai repudiou os ataques verbais, afirmando que “tais atitudes são irresponsáveis, violentas e antidemocráticas, inviabilizando, assim, qualquer tipo de diálogo sadio e producente, que deve ser sempre pautado no respeito entre as partes”.
Segundo a fundação, Marcelo Xavier “optou por sair voluntariamente do local do evento” e os ataques serão objeto de ação judicial por “crime contra a honra e ação de indenização por danos morais”.
Confira a íntegra da nota da Funai.
Imagem: reprodução/Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br

