Jogando em casa, o Botafogo começou melhor e teve duas boas chances seguidas. Uma vez na chegada de Jeffinho sendo barrado por Paulo Henrique. Em seguida, após um cruzamento Alexander Barboza cabeceou firme para boa defesa de Léo Jardim. Aos 11 minutos, o Vasco perdeu o volante Tchê Tchê, contundido teve que deixar o campo para a entrada de Mateus Cocão. Contudo, o Cruzmaltino superou a pressão inicial do adversário, melhorou a marcação e passou a ser mais efetivo no campo de ataque. E abriu o placar aos 20 minutos. Coutinho cobrou falta no ângulo, o goleiro defendeu e Nuno Moreira aproveitou o rebote e bateu para o fundo das redes.
Após o gol, o Botafogo voltou a ser mais ofensivo, mas o Vasco teve boa oportuinidade de marcar o segundo gol. Rayan fez boa jogada individual, mas chutou fraco em cima do goleiro facilitando a defesa de Neto, aos 30 minutos. O Glorioso seguiu atacando e chegou ao empate. Aos 42′, Correa recebeu lançamento livre dentro da área e no momento de finalizar foi derrubado por Léo Jaridim. O árbitro marocu pênalti. Alex Telles cobrou bem e deixou tudo igual no Nilton Santos. O Botafogo ainda teve algumas oportunidades de virar o placar, mas o clássico seguiu empatado até o intervalo.
O Botafogo começou melhor no segundo tempo, criou a melhores jogadas, mas sem concluir a gol. O Vasco pouco incomodou o adversário, mas foi melhorando no decorrer do tempo e teve duas boas oportunidades com o meia Coutinho, que fez boa jogada mas acabou chutando para fora. Logo em seguida pegou de primeira um cruzamento rasteiro de Paulo Henrique e outra vez finalizou pela linha de fundo. Mas, na sequência o Botafogo crescou em campo e mais ofensivo quase marcou. Aos 25′, Alexander Barboza, após um cruzamento, cabeceou com perigo rente a trave. Depois, Matheus Martins finalizou para boa defesa de Léo Jardim. O clássico ficou aberto no final, mas nem Botafogo, nem Vasco conseguiram marcar o segundo gol. Assim, a decisão seguiu para os pênaltis.
O Glorioso começou mal as cobranças dos pênaltis. Léo Jardim defendeu a cobrança de Alex Telles, enquanto Vegetti converteu para o Vasco. Na sequência todos os cobradores de Botafogo e Vasco converteram suas cobranças e o Gigante da Colina sacramentou a conquista da vaga nas semifinais da Copa do Brasil 2025.
No ano passado, o Vasco se classificou para as semifinais eliminando o Athletico-PR também nos pênaltis, com derrota por 2 a 1. E caiu para o Atlético-MG, que decidiu o título contra o Flamengo, que elimiou a Corinthians nas semifinais e acabou conquistando o título de campeão da Copa do Brasil 2024. Agora, nas semifinais deste ano, o Vasco terá outro clássico carioca pela frente em confronto contra o Fluminense, que eliminou o Bahia.
As semifinais da Copa do Brasil 2025 serão disputadas nos dias 10 e 14 de dezembro.
https://www.youtube.com/embed/8ldfZ_bovO0?si=jf5MEsseFYuOt42X
https://www.youtube.com/embed/dhYKOQBnq1M?si=3X0AlNVjzdp5KG2K
(com informações da Gazeta Esportiva/Ge/ESPN)

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br


