Compartilhe nosso(s) artigo(s)
Do
Extra: O Twitter bloqueou, nesta quarta-feira, o perfil do empresário bolsonarista Luciano Hang na rede social. Com isso, ele não pode fazer novas publicações e também não é possível acessar seus posts antigos. Questionada pelo
Globo, a plataforma afirmou que “bloqueou a referida conta (@LucianoHangBr) uma vez que a ordem judicial que requer seu bloqueio na plataforma segue em vigor”, mas não deu detalhes sobre a medida da Justiça.
Quando acessada, a página do empresário bolsonarista exibe um aviso de “conta retida”. Isso significa, pela política da rede social, que “o Twitter foi obrigado a reter toda a conta especificada em resposta a uma exigência legal válida, como uma ordem judicial”. No Facebook e Instagram, ambos do grupo Meta, e no YouTube, os perfis de Hang seguem ativos.
Luciano Hang foi um dos investigado na CPI da Covid, no ano passado, em diferentes linhas de apuração. Entre elas, a suposta participação do empresário no chamado gabinete paralelo e no financiamento de propagandas de medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença. Apoiador de Bolsonaro, Hang foi um dos defensores do chamado “tratamento precoce”, ineficaz no combate ao coronavírus.
A medida do Twitter é a segunda aplicada a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro nesta semana. Na noite de segunda-feira, a rede social removeu 11 publicações do pastor Silas Malafaia com conteúdo negacionista sobre as vacinas contra a Covid-19. Em uma delas, ele chamou de “infanticídio” a vacinação infantil contra a doença. Além da remoção dos tuítes, a conta do pastor teve as atividades suspensas por 12 horas.
Há diferenças, no entanto, entre as duas punições. No caso de Malafaia, as publicações foram removidas por violação à “política de informações sobre a Covid-19” da plataforma. Já com Hang, a sanção foi motivada por uma ordem judicial que, portanto, não depende das normas específicas da rede social para ser cumprida.
Esta não foi a primeira medida judicial sobre o perfil do empresário. Em 2020, ele foi um dos apoiadores de Bolsonaro que tiveram suas contas suspensas a nível internacional após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. A decisão, na ocasião, foi tomada no âmbito do inquérito que investiga a disseminação de fake news nas redes. Além de Hang, também foram punidos, naquele ano, a extremista
Sara Giromini, o ex-deputado
Roberto Jefferson, o blogueiro bolsonarista
Allan dos Santos, entre outros.
Imagem: reprodução

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
Relacionado