Reportagem de Caio Matos, no Congresso em Foco: O ministro do Supremo Tribunal (STF), Ricardo Lewandowski, deu 48 horas para que os Estados e Distrito Federal manifestem-se sobre as supostas irregularidades na vacinação de crianças e adolescentes contra a covid-19. A cobrança é uma resposta ao pedido realizado junto ao ministro pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco, nesta quarta-feira (10).
Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), mais de 57 mil crianças podem ter sido vacinadas irregularmente no país até dezembro de 2021. A instituição solicita a suspensão das campanhas de vacinação de crianças e adolescentes que estejam em desacordo com as normas do Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação contra aCovid-19 (PNO) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O ministro do STF também determinou que procuradores-gerais de Justiça dos Estados e do DF empreendam medidas necessárias para garantir a vacinação correta dos menores de 18 anos. Os dois despachos entraram no âmbito das Arguições de Descumprimento de Preceito Constitucional (SDPF) 754 e 756, ações ajuizadas pelos partidos Rede Sustentabilidade, PCdoB e PT que questionam as ações do governo federal na aquisição de vacinas são relatadas por Lewandowski.
Atualmente, o único imunizante aprovado para a utilização em pessoas da faixa de cinco a 17 anos é o produzido pela farmacêutica Pfizer. Segundo informações da Rede Nacional de dados em Saúde (RNDS), cerca 35 mil crianças e adolescentes receberam vacinas de outros fabricantes. O sistema também tem dados de crianças da faixa de zero a quatro anos imunizados, faixa etária que não tem nenhum imunizante aprovado para uso até o momento.
Imagem: reprodução/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br