Pular para o conteúdo

Seu Guara

Compartilhe nosso(s) artigo(s)
Como já comentamos por aqui, a denominação deste blog nada ter a ver com o mamífero parecido com o chamado melhor amigo do homem, o cão, que é conhecido como lobo Guará. Por sinal, espécie em extinção. Na verdade a inspiração veio mesmo da forma contrata do nome verdadeiro do fundador do Blog do Guara, fundado em 2008.
De algum tempo pra cá, sobrinhos e seus amigos passaram a chamá-lo de “Seu Guara” e não como o chamam os seus familiares e parceiros mais chegados. Ou seja, simplesmente “Guará” ou “Guara”. E isso vem ocorrendo desde os tempos de República, passando por ambientes escolares, profissionais e chegando até o seio familiar.
Então, quando um codinome “pega”, torná-se raro a gente ouvir o nome verdadeiro.
Como é notável, tanto o nome verdadeiro quanto o apelido tem origem na língua tupi-guarani. E pelo que me consta, o nome de batismo foi uma homenagem à descendência indigena da familia onde nasceu Seu Guara. Guardadas obviamente, as nuances da miscigenação da raça do povo brasileiro.
Pois bem. Dentre muitos Franciscos e Chicos, de Josés e Zés, Joaquins e Quins, descobri um outro “seu Guara”, ou melhor, “Seu Guará”. Pesquisando sobre autoconhecimento cheguei até o site Somos todos Um,  desenvolvido na linha espiritual e esotérica. E ali descobri uma crônica que descreve a vida de um personagem com o mesmo codinome. A autoria é de Elena Mara de Oliveira Ramos, que vem a ser filha do Sr. Juarez, cujos parentes, amigos e familiares também o chamavam, carinhosamente de “Seu Guará”.
***
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *