A seleção brasileira encerrou sua campanha nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 com derrota para a Bolívia, por 1 a 0, nesta terça-feira (09), no Estádio Municipal de El Alto. O Brasil teve dificuldades com a altitude de 4.150 metros, que influenciou bastante no desempenho dos jogadores. Com a classificação assegurada antecipadamente, desde a vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai, na Neo Química Arena, a seleção brasileira perdeu a chance de terminar as elimiatórias Sul-Americanas na vice-liderança, terminando em quinto lugar com 28 pontos. Mesma pontuação da Colômbia (3º), Uruguai (4º), e Paraguai (6º). Todos com um ponto a menos que o Equador, segundo colocado, distantes da Argentina, na liderança com 38 pontos.
Com a vitória, a Bolívia somou 20 pontos, garantiu a 7ª posição, e a classificação para buscar uma vaga na Copa do Mundo 2026 através da repescagem. Os bolivianos contaram com a derrota da Venezuela, em casa, para a Colômbia, de goleada por 6 a 3.
A seleção brasileira até começou bem na partida, mas castigada pela altitude aos poucos foi perdendo força. Por outro lado, a Bolivia contou com o apoio da sua torcida e tomou conta do jogo no primeiro tempo, constantemente presente no campo de ataque da seleção brasileira. A poucos minutos do intervalo, a seleção brasileira teve a melhor chance em boa jogada de Luiz Henrique, que finalizou para boa defesa de Carlos Lampe. Sempre pressionando, a Bolívia abriu o placar já nos acréscimos. Bruno Guimarães cometeu uma possível falta no lateral Roberto, que o árbitro julgou a infração suficiente para marcar pênalti para os bolivianos. Miguelito bateu forte e marcou. No término da primeira etapa notavasse o sufoco dos jogadores brasileiros, visivelmente atingidos pelo efeito da altitude.
No segundo tempo, o ritmo da partida caiu. Mesmo com as mudanças promovidas pelo técnico Carlo Ancelotti, dentre elas a entrada de Estevão, a seleção brasileira pouco produziu e não conseguiu reagir. Do outro lado, a Bolívia seguiu insistente ataque e chegou várias vezes com perigo, principalmente com o atacante Miguelito, um dos destaques da equipe boliviana. Alisson teve trabalho, e andou praticando boas intervenções ajudando a manter o placar inalterado até o apito final. Aos 40′, o goleiro da seleção fez uma grande defesa impediendo o que seria o segundo gol da Bolívia. Nos minutos finais do confronto, um fato curioso chamou a atenção. As bolas reservas desapareciam, ou apareciam murchas.
A seleção brasileira volta a ser convocada no mês de outubro para os amistosos fora do Brasil, contra Coreia do Sul, no dia 10, às 8h, e contra o Japão, no dia 14/10, às 07h30 (de Brasília).
https://www.youtube.com/embed/uKlvJ9s1sPs?si=jczYzFnTSFRw2Rud

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br

