O confronto seguiu com intensidade para os dois lados. Aso 25′, o São Paulo chegou com perigo em um chute de Marco António por cima do gol. Aos 35′, o Atlético Nacional teve boa chance com Hinestroza finalizando de fora da área e Rafael fez a defesa espalmando para escanteio. Pouco antes do intervalo, teve um bom lance para Tricolor com Bobadilla arriscando de longe, mas nas mãos do goleiro Ospina.
No segundo tempo, o confronto seguiu bastante disputado com as duas equipes buscando o gol. Aos 9′, o Tricolor criou boa chance com Enzo Díaz recebendo bom passe de Marcos Antônio e chutando de primeira. Ospina defendeu espalmando para escanteio, mas a arbitragem marcou tiro de meta. Aos 16′, Rafael fez grande defesa para salvar o São Paulo de levar o gol de empate. Marcos Antônio vacilou na saída, Hinestroza ficou com a bola e finalizou de fora da área, Rafael espalmou e Morelos pegou o rebote e bateu para Rafael defender e evitar o gol dos colombianos.
Logo a seguir, o Atlético Nacional construiu boa jogada e Enzo Díaz derrubou Morelos dentro da área. Após consulta ao VAR, o árbitro marcou pênalti. Morelos cobrou e converteu, deixando tudo igual no Morumbis. Na comemoração, Cardona provocou Ferraresi e recebeu cartão vermelho e o zagueiro do tricolor foi punido com cartão amarelo. Em vantagem numérica, o São Paulo partiu em busca do gol de empate. Aos 33′, Ferreirinha fez uma ótima jogada pessoal, driblou três marcadores, invadiu a área bateu cruzado, mas o chute saiu para fora. Aos 37′, Ferreirinha outra vez quase marcou ao receber ótimo passe de Lucas Moura e chutando colocado rente ao travessão.
Diferente do que produziu no empate em zero a zero no jogo de ida, em Medelin (COL), no qual o time colombiano desperdiçou dois pênaltis (um cobrado para fora e outro defendido por Rafael), desta vez o Tricolor paulista, incentivado pela torcida, presentou um futebol muito mais competitivo e mereceu sair com a vitória ainda no tempo normal. Aos 39′, o São Paulo quase marcou o segundo gol. No cruzamento de Cédric, Luciano dominou dentro da área e girando na frente do marcador tentou finalizar. Porém, pegou mal na bola, caiu no chão e o chute saiu fraco demais facilitando ao zagueiro aliviar o perigo.
No entanto, mesmo caído, Luciano ergue o pé e interceptou o chute do zagueiro. A bola ia entrando no cantinho, mas Ospina se atirou para tocar de leve e mandar para escanteio, salvando o Atlético Nacional. Aos 44′, o São Paulo ainda teve uma grande chance de marcar. Henrique fez boa jogada pela direita, invadindo a área driblou dois marcadores e tocou para Enzo Díaz finalizar travado pela zaga. A bola caiu do outro lado para Ferreirinha dominar e bater para Ospina fazer outra grande defesa e evitar o gol são-paulino. Com 8 minutos de acréscimos, persistiu o placar de 1 a 1 até o apito final.
Pênaltis
Coube à equipe do Atlético Nacional abri as cobranças dos pênaltis. Uribe cobrou e Rafael fez grande defesa colocando o São Paulo em vantagem e fazendo explodir a torcida no Morumbis. Na sequência, Lucas Moura cobrou e converteu. Depois, Campuzano converteu para os colombianos. A seguir, foi a vez de Marcos Antônio cobrar para o Tricolor e acertar a trave, deixando tudo empatado novamente.
Depois, Morelos foi para a cobrança e Rafael acertou o canto e quase defendeu, mas a bola acabou no fundo das redes. Na sequência, Luciano converteu para o São Paulo deslocando o goleiro Ospina. E Tesillo converteu para o time colombiano. Enzo Díaz bateu pelo Tricolor de marcou. Na quinta cobrança, Hinestroza acertou o travessão. E Cédric Soares bateu o último pênalti, converteu classificou o São Paulo para as quartas de final da Copa Libertadores 2025.
Classificado, o São Paulo aguarda a definição do confronto entre Botafogo e LDU-EQU para saber quem será seu adversário nas quartas de final. A partida acontece nesta quinta-feira (21), às 19h (de Brasília), no Estádio Casa Blanca, em Quito (EQU). No Estádio Nilton Santos, o Glorioso venceu o jogo de ida por 1 a 0.
O São Paulo volta a jogar no próximo domingo (24), às 20h30, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-MG, outra vez no Morumbis.
Datas e horários das quartas de final da Copa Libertadores 2025 ainda serão definidos pela Conmebol.
https://www.youtube.com/embed/wNWVLLmqII4?si=ctC165t29mBf1TpK

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br

