O Santos venceu o Palmeiras por 1 a 0, na noite deste sábado (15), na Vila Belmiro, em confronto válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Alvinegro Praiano saiu da zona do rebaixamento somando 36 pontos. Um a menos que o Internacional (15º) e com um ponto a mais que o Vitória, que mais uma vez volta ao primeiro lugar na lista dos quatro últimos colocados. Com a derrota, o Alviverde Paulista fica na 2ª posição com 68 pontos. Três a menos que o Flamengo, que pouco antes havia vencido o lanterna Sport de goleada, por 5 a 1, na Arena Pernambuco, voltando a assumir a liderança do Brasileirão 2025. Confira os principais lances das duas partidas atrasadas, que mudaram a perspectiva da conquista do título entre os dois favoritos.
O Santos seguiu com mais intensidaqde no ataque. O artilheiro santista Guilherme arriscou da entrada da área para Carlos Miguel, mais uma vez fazer boa defesa espalmando. A bola ainda desviou em Zé Rafael e saiu pela linha de fundo, que logo depois finalizou com certo perigo por cima do gol do goleiro palmeirense. A poucos minutos do intervalo, o Santos andou muito perto de abri o placar. Neymar, protagonista das jogadas do Peixe no meio campo, teve boa chance, mas o chute foi desviado pelo zagueiro Jefté. Na cobrança do escanteio, Zé Rafael desviou de cabeça e Khellven salvou quase em cima da linha para evitar o gol, na melhor chnce do Santos na estapa inicial.
Precisando da vitória para garantir-se na liderança do Brasileirão 2025, o Palmeiras voltou melhor para o segundo tempo e dominou as ações no início. Abel Ferreira promoveu as entradas a campo de Flaco López e Luighi, nos lugares de Bruno Rodrigues e Felipe Anderson. Com isso, o Verdão teve uma boa sequência de ataques. Luighi teve boa chance, mas o goleiro Brazão atento, fez boa defesa. Logo depois, o atacante da base palmeirense bateu cruzado para nova intervenção do goleiro santista, que impediu que Alviverde Paulista abrisse o placar na Vila Belmiro. Depois, o Alvinegro teve boa oportunidade com Willian Arão finalizando pela linha de fundo. Na sequência, Vojvoda mandou a campo Robinho Jr. e Lautaro Díaz em substituição a Barreal e Guilherme. O jogo ficou mais aberto, com as duas equipes buscando o gol.
O Peixe chegou com certo perigo em boa jogada entre Robinho Jr e Neymar. Aos 18′, o Verdão armou um rápido contra-ataque, com Flaco López conduzindo pelo meio e batendo com muito perigo rente a trave de Brazão. Depois, o Palmeiras quase balançou a redes aproveitando um erro de marcação na defesa do Santos. Veiga mandou na segunda trave e no rebote Flaco Lopez tocou para Aníbal Moreno, que desperdiçou a chance. Aos 26′, Victor Hugo, que havia entrado no lugar de Arão, teve uma chance de ouro para o Santos, finalizando com um chute cruzado, mas Carlos Miguel fez grande defesa.
Em seguida, aconteceu um lance polêmico na Vila Belmiro. Em um lance de ataque do Palmeiras, Maurício tentou dominar dentro da área e foi derrubado por Souza. Os jogadores do Alviverde reclamaram pênalti, que possivelmente havia ocorrido. Mas, o árbitro nada marcou e mandou o jogo seguir. Nos minutos finais do clássico, o técnico Vojvoda fez duas alterações colocando Rollheiser e Escobar na vagas de Souza e Zé Rafael. O Santos partiu para cima aumentando a pressão sobre o Palmeiras, que se fechou na defesa. E aos 45 minutos veio o gol da vitória santista. Escobar cruzou pelo alto na área e Robinho Jr., na segunda trave, ajeitou de cabeça para para Rollheiser bater de primeira no canto e garantir a vitória e os três pontos importantes para o Santos.
Na 34ª rodada do Brasileirão 2025, o Santos terá outra parada difícil pela frente. Vindo de uma derrota para o Flamengo na rodada anterior, na corrida para se distanciar dos últimos colocados e fugir da zona do rebaixamento, o Alvinegro enfrenta o Mirassol, destaque da Série A neste ano, que derrotou o Palmeiras na última rodada (33ª), por 2 a 1. O confronto acontece na quarta-feira (19), às 21h30, na Vila Belmiro. Já o Palmeiras pega o Vitória, jogando também em casa, no mesmo dia, às 19h30, no Allianz Parque.
https://www.youtube.com/embed/Z_-5yrwZfqo?si=TupFtWHWn2RVr5ML
https://www.youtube.com/embed/tTRghxdHHlg?si=nokRmBClLEPHja-f
(com informações da Gazeta Esportiva/LANCE!/ESPN)

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br

