Santos, Palmeiras e Corinthians estrearam com vitórias no Paulistão 2026. Dos quatro grandes do futebol paulista, somente o São Paulo não foi feliz na estreia. O Santos venceu o Novorizontino por 2 a 1, de virada, na Vila Belmiro. O destaque da partida foi a reestreia de Gabigol no Alvinegro praiano, que marcou o gol de empate no segundo tempo. O gol da vitória do Peixe foi marcado por Thaciano, nos minutos finais. O Tigre do Vale abriu o placar antes do intervalo, com gol de Diego Galo, que fez sua estreia no time profissional.
O Campeonato Paulista 2026 começou no sábado (11) com a realização de quatro jogos. Dentre eles, a goleada do São Bernardo sobre o Capivariano, que volta à Série A1 do estadual após 10 anos. Confira os melhores momentos desses jogos logo abaixo.

No estádio Primeiro de Maio, no ABC Paulista, o São Bernardo construiu a vitória de goleada sobre o Capiviariano com dois gols de Echaporã, um de Felipe Garcia e outro de Pedro Vitor. Com o resultado, o São Bernardo aparece em primeiro lugar na tabela seguido de Corinthians (2º), Mirassol (3º), Santos (4º), Bragantino (5º), que venceu o Noroeste, por 1 a 0, fora de casa, e Palmeiras (6º), todos com três pontos ganhos. Guarani, Primavera-SP, Velo Clube e Botafogo-SP, somaram 1 ponto cada. Na sequência, Novorizontino (11º) e Noroeste (12º), não somaram pontos. Assim como, Portuguesa e Ponte Preta. O São Paulo é o penúltimo colocado (15º) e o lanterna é o Capivariano (16º), ambos também sem somar nenhum ponto em suas estreias no Paulistão 2026.
Na Vila Belmiro, mesmo o Santos jogando melhor e tendo um gol anulado logo no início e outras chances de abrir o placar, foi o Novorizontino quem saiu na frente com gol marcado por Diego Galo, aos 24 minutos do primeiro tempo. O atacante fazia sua estreia como jogador profissional no Tigre do Vale. Aos 6 minutos do segundo tempo, Gabigol, de volta à equipe santista, balançou as redes e deixou tudo igual na Vila. E já no finalzinho da partida, aos 43′, Thaciano marcou o gol da virada sacramentando a vitória do Santos. No final, a torcida santista aplaudiu de pé a estreia triunfante da equipe no Paulistão 2026, incluindo a presença de Neymar que se recupera de cirurgia para voltar a jogar.
No Canindé, a Portuguesa estreou contra o gigante Palmeiras e teve a primeira boa chance do jogo em um cabeceio perigoso de Igor Torres, com a bola passando rente a trave direita de Carlos Miguel. A seguir, o goleiro do Palmeiras cometeu um erro na saída de bola entregando nos pés do atacante da Portuguesa, que ao tentar finalizar se enrolou com a bola e perdeu grande chance de abrir o palcar. Aos 29′, a Lusa teve ótima oportunidade na boa jogada de Maceió, que cvonduziu pelo meio e bateu forte rente a trave direita de Carlos Miguel. O Palmeiras passou a ter mais presença no ataque, mas pecava nas finalizações. O Verdão quase marcou em uma falta cobrada por Sosa por baixo da barreira, mas o goleiro Bruno Bertinato fez grande defesa. Logo depois, aos 37′, a Portuguesa por pouco não chegou ao gol. Murilo recuou mal de cabeça para Carlos Miguel, o atacante dominou dentro da área e o goleiro palmeirense se recuperou rápido e impediu o gol fazendo a dfesesa com os pés. No final, o Alviverde ainda teve duas boas chances de abrir o placar, mas a parida seguiu para o intervalo sem abertura no placar.
Logo no começo do segundo tempo, a Portuguesa ficou com um a menos. Igor Thiago fez falta feia em Larson e após a revisão do VAR recebeu cartão vermelho. Logo depois veio o gol do Palmeiras. Maurício tabelou com Larsou e na saída do goleiro tocou para Luighi completar para o fundo das redes, aos 8 minutos. Depois do gol, a Portuguesa partir em busca do empate e por pouco não igualou o placar. Aos 29′, Mació fez grande jogada individual e bateu firme para Carlos Miguel salvar o Palmeiras praticando grade defesa à queima-roupa. Nos minutos finais, o Alviverde conseguiu controlar o jogo e garantir os três pontos em sua estreia, fora de casa.
Na próxima rodada (2ª) do Campeonato Paulista 2026, o Palmeiras terá o clássico contra o Santos, na quarta-feira (14), às 19h30, na Arena Barueri
O Corinthians fez sua estreia no Paulistão 2026 diante de sua torcida, na Neo Química Arena. E o resultado do atual campeão paulista não poderia ter sido melhor. Com facilidade, o Timão bateu a Ponte Preta, que conseguiu acesso à Série B do Brasileirão em 2025, por 3 a 0. Jogando sem seus principais titulares, Memphis Depay, Yuri Alberto e Rodrigo Garro, Raniele e José Martínez, o Corinthians foi superior à Macaca nos dois tempos. Os gols saíram no segundo tempo. O zagueiro Gustavo Henrique abriu o placar com gol de cabeça, aos 8 minutos. Aos 17′, após finalização de Matheuzinho, o o goleiro deu rebote e o volante André, 19 anos, marcou quase sem querer o segundo gol corintiano. Aos 30′, Gui Negão chegou a marcar o terceiro, mas o gol foi invalidado por falta no goleiro. Já nos acréscimos, o zagueiro André Ramalho arriscou de longe e marcou um golaço para fechar o palcar.
Na próxima rodada (2ª) do Paulsitão 2026, o Corinthians enfrenta o Bragantino, quinta-feira (15), às 19h30, no Estádio Cícero de Souza Marques. O Massa Bruta também fez sua estreia com vitória, batendo o Noroeste por 1 a 0, fora de casa, no Estádio Alfredo Castilho, em Bauru (SP).
O São Paulo decepcionou em sua estreia no Paulistão 2026. Com problemas extra-campo, o Tricolor jogou mal contra o Mirassol no Estádio José Maria de Campos Maia e perdeu por 3 a 0. No confronto que reuniu duas equipes da Série A do Brasileirão, o Mirassol, vindo de uma bela campanha na temporada, se impôs em campo e abriu o placar logo aos 6 minutos com gol marcado por Lucas Mugni. Alan Franco marcou contra o segundo, aos 20′. Aos 32′, o São Paulo teve uma única boa oportuinidade em boa jogada de Ferreirinha, que finalizou rente a trave do goleiro Walter. Aos 36′, o Tricolor ficou com um a menos pela expulsão de Maik, que fez falta violenta em José Aldo e tomou cartão vermelho. Com isso, o São Paulo naõ teve mais condições de reagir no jogo e o Mirassol chegou ao terceiro gol. Aos 44 minutos, Daniel Borges cruzou na área, Rafael espalmou para o meio e bola caiu para José Aldo finalizar e fechar o placar.
Próximo adversário do São Paulo no Paulistão 2026 será o São Bernardo. O Tricolor tenta recuperação jogando em casa, na quinta-feira (15), às 21h45, no Morumbis. O Mirassol enfrenta o Primavera, no Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba (SP), na quarta-feira (12), às 19h. O Primavera empatou sua partida de estreia, por 1 a 1, jogando fora de casa contra o Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas (SP).
(com informações da Gazeta Esportiva/Futebol Interior/ESPN/TNT)

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
Pingback: Bragantino bate o Corinthians e assume a liderança do Paulistão 2026 – Blog Seu Guara