Veja neste video de 1936 como eram as Sete Quedas.
Muita gente viu sòmente em filmes e fotos a exuberância de um volume de água 5 vezes superior às Cataratas do Iguaçu. No entanto, milhares viram ou conviveram com um dos maiores espetáculos naturais que desaparaceu pela intervenção do homem. Os habitantes de Guaíra, os moradores da cidade paraguaia de Salto del Guairá guardarão pra sempre na memória, imagens que jamais serão reproduzidas pela natureza.
As Sete Quedas cederam lugar a um complexo gerador de energia visando o progresso e a melhor qualidade de vida para milhões de pessoas. Se acaso não existisse, como estaria agora a vida dos brasileiros?
De qualquer forma, até quando o homem irá penalizar a natureza em nome do progresso, em benefício da população sem que no futuro seja ele próprio penalizado pela ação predatória? Não seriam as variações da temperatura e os fenômenos climáticos, que tanto transtorno e sofrimento tem trazido aos habitantes do sul e sudeste do país, resultados da ação irracional do homem para com a natureza?
O que me parece é que o progresso, que é bom para o ser humano, está dando de dez a zero na natureza. Mas, se ela própria resolver reverter a situação, cansada de derrotas? Não é o que começa a acontecer? Mas, e a evolução da espécie? Como era exatamente o mundo há cem anos atrás? Melhor ou pior de se viver? Ecologia e progresso dá muito o que pensar…
Imagem: Google

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br

