Compartilhe nosso(s) artigo(s)
Segundo levantamento da Scup, empresa especializada em monitoração de redes sociais, as menções no Twitter, WhatsApp e Facebook, que mais aumentaram nos últimos dias foram: “exército” (495 menções), “infiltrados” (152 menções), “confisco de dinheiro” e “poupança” (326) e “Venezuela” (2.305), em contexto ligado à manifestação deste domingo (15).
“Lula promete atacar com exército quem for às ruas dia 15 de março pelo impeachment a Dilma” e “pessoal orem pelo Brasil, pois há especulações de que podemos entrar numa gerra civil por causa do impeachment da Dilma, dizem que o PT conta com a ajuda do exército do MST, o presidente da Venezuela já falou que está junto com Dilma, até falam que alguns dos médicos Cubanos que a presidente contratou na verdade são agentes pra defender o PT” são exemplos de mensagens identificadas pela Scup.
Venezuela também está em alta, segundo a monitoração: “A Venezuela é o Brasil amanhã!” “Se não acho sabão, uso detergente e se tem sabão é bom fazer render. #ForaDilma.”
Muitas mensagens alertam para “infiltrados que irão tentar causar tumulto” na manifestação de domingo. “Leve um apito, se achar um comunista infiltrado, apite” e “Não esqueça de levar sua Carteira de Trabalho no #VemPraRua15deMarco e aponte direto para o petista infiltrado. Ele sairá correndo.”
“É preciso acompanhar as redes sociais para identificar assuntos com potencial de viralização, como é o caso dos boatos”, diz Fabio Santos, gerente de marketing do Scup. “Quando o momento é crítico, a chance de boatos pipocarem e se tornarem algo real é multiplicada, ainda mais quando compartilhado em redes com alto potencial de engajamento e por usuários com perfis de influenciadores.”
As informações são do Jornal do Comércio. Clique aqui para ler a matéria completa.

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
Relacionado