Compartilhe nosso(s) artigo(s)
Uma pesquisa do instituto DataFolha divulgada no domingo (11) pelo jornal Folha de São Paulo, revela que 61% dos eleitores brasileiros rejeitam o voto obrigatório previsto na Constituição. De acordo com informação do Jornal, nunca tantos foram contra esta obrigação. Atualmente o voto é facultativo só para os analfabetos, pessoas com idade acima de 70 anos e aquelas que tem entre 16 e 17 anos.
A pesquisa também mostra que 57% dos eleitores não votariam nas próximas eleições se o voto fosse facultativo. Antes, esse percentual não passava de 50%.
O Jornal também ouviu o cientista político, Humberto Dantas, que salientou que “esses resultados podem ser expressão de um aumento de descrédito nas instituições.” “Há uma tendência de descrença que não ocorre só no Brasil. Na Europa isso é muito forte, especialmente depois da crise de 2009”, concluiu.
A pesquisa mostra ainda que, o grupo de pesquisados que se encontram na faixa entre 16 e 24 anos o percentual de rejeição é de 58%. Na faixa dos 45 a 59 anos, 68% são desfavoráveis à obrigatoriedade do voto. Outros dados da pesquisa, como classe econômica e escolaridade, mostram que a rejeição é de 68% para o grupo que ganha acima de 10 salários mínimos. Dentre os que possuem formação superior, o percentual sobe para 71%.
A pesquisa foi realizada no dias 7 e 8 de maio, e foram ouvidas 2.844 pessoas. O percentual de erro é de 2% para mais ou para menos.
E você? É contra ou a favor do voto obrigatório?
Fonte: Valor
Imagem: reproduçã/dreamstime

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
Relacionado