O Palmeiras assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro ao vencer o Internacional por 3 a 1, nesta quinta-feira (12), no Beira-Rio. Os gols da vitória do Verdão foram marcados pelo zagueiro Gustavo Gómez, Vitor Roque e Andreas Pereira. E Ronaldo marcou o tento para Colorado. Com o resultado, o Palmeiras somou 7 pontos com o dobro de gols marcados pelo São Paulo, que dormiu na primeira posição vencendo o Grêmio por 2 a 0, na quarta-feira, no Morumbis, e alcançou a mesma pontuação. Em terceiro lugar aparece o Fluminense, que venceu o clássico contra o Botafogo, por 1 a 0, no Maracanã, seguido do Bahia (4º), que completa o G-4 do Brasileirão 2026, também com 7 pontos ganhos.
Palmeiras (1º), São Paulo (2º), Fluminense (3ª) e Bahia (4º), somam um ponto a mais que o Athletico-PR, que chegou à 5ª posição com a vitória sobre o Santos, por 2 a 1, na Arena da Baixada, e o Bragantino, agora em 6º lugar com a derrota para o Corinthians, por 2 a 0, na Neo Química Arena, em um dos quatro jogos que fecharam a 3ª rodada do Brasileirão 2026 (confira abaixo, os melhores momentos desses jogos). Com a soma dos três pontos, o Timão deu um salto na tabela chegando à 12ª colocação, com 3 pontos. Mesma pontuação do Botafogo (11º), Grêmio (13º) e Vitória (14º). Todos com um ponto a menos que Flamengo (10º) e Coritiba, em nono lugar. O Internacional é o penúltimo colocado na tabela, tendo a companhia no Z-4 do Vasco, Santos e do Cruzeiro, por ora na última posição, todos com um ponto ganho.

No Beira-Rio, nos minutos iniciais, o Internacional tentou se impor no jogo, mas sem levar grande perigo ao goleiro Carlos Miguel. Do outro lado, o Palmeiras teve a primeira boa chance de gol aos 17 minutos, com Allan finalizando de dentro da pequena área para grande defesa de Rochet. E logo depois, aos 22′, o Verdão abriu o placar. Andreas Pereira cobrou escanteio e Gustavo Gómez subiu mais que todo mundo na área e cabeceou firme sem chance para Rochet. Depois, de Allan perdeu boa chance de ampliar e aos 28′ Piquerez em cobrança de falta obrigar o goleiro do Inter a fazer outra boa defesa, o Colorado melhorou no jogo e empatou a partida, aos 35′. Alan Patrick dominou perto da área pelo lado direito, sem livrou da marcação e bateu em cima da zaga. No rebote, Ronaldo bateu de primeira no ângulo marcando um golaço pra deixar tudo igual no Beira-Rio. Pouco antes do inteervalo, o Internacional quase virou o placar. Alan Patrick cobrou escanteio e Victor Gabriel cabeceou para o chão e Carlos Miguel, bem colocado, salvou o Palmeiras, aso 42 minutos.
No início do segundo tempo, o Internacional voltou com mais presença no ataque e quase chegou ao segundo gol com Bernabei finalizando em cima do goleiro palmeirense. Mas, aos 6 minutos, o Palmeiras volta a ter a vantagem. Vitor Roque recebeu lançamento de Gustavo Gómez, ganhou a disputa com Bruno Gomez, driblou Mercado e bateu para o gol contando com desvio em Félix Torres e marcar 2 a 1. Porém, o Colorado não se abateu, foi pra cima e quase empatou quando Bruno Gomez tabelou com Carbonero e bateu. A bola desviou em Piquerez, encobriu o goleiro e bateu no travessão.
O time gaúcho seguiu pressionando e teve oportunidades, com Alan Rodríguez batendo em cima de Gómez e Carbonero finalizando pelo lado esquerdo da grande área em cima do goleiro Carlos Miguel e a bola saiu para escanteio. Mas, aos 35′, o Palmeiras aproveitou um vacilo do Colorado no campo defesa e ampliou o placar. Luighi aproveitou o vacilo de Marcado, roubou a bola e tocou para Lucas Evangelista ajeitar para Andreas Pereira, que chegou batendo de primeira e marcar 3 a 1 Palmeiras. Já nos acréscimos, Carlos Miguel fez duas boas defesas para evitar o segundo gol do Internacional em finalizações de Borré e Alerrandro.
O Internacional volta a jogar no domingo (15), às 20h30, contra o Ypiranga no jogo de ida das semifinais do Campeonato Gaúcho, no Colosso da lagoa, em Erechim (RS). Pelo Campeonato Brasileiro, o Colorado joga na quarta-feira (25), às 19h, contra o Remo, no Mangueirão, em Belém (PA). O Palmeiras joga também no domingo (15), às 20h30, na Arena Barueri, contra o Guarani pela 8ª rodada do Paulistão 2026, já classificado para o mata-mata das quartas de final. Próximo adversário do Palmeiras na 4ª rodada do Brasieirão 2026, é o Fluminense. O confronto está marcado para quarta-feira (25), às 21h30, na Arena Barueri.
Na Arena da Baixada, o Athletico-PR venceu o Santos por 2 a 1. O Furacão abriu o placar aos 5 minutos do primeiro tempo com gol de pênalti sofrido por Víveros, que foi derrubado dentro da área pelo zagueiro Zé Ivaldo, com um minuto de jogo, marcado pelo árbitro após a revisão do VAR. Julimar cobrou e converteu deslocando o goleiro Brazão. O Athletico-PR estava melhor no jogo, quando o Santos chegou ao empate. Miguelito fez boa jogada individual pelo meio e deixou a bola para Thacino bater forte no canto sem chance para Santos, aos 16 minutos. O confronto perdeu o ritmo forte do início e seguiu para o intervalo sem alteração no placar. O Furacão ainda teve a melhor chance de marcar o segundo gol, quando em contra-ataque Mendoza recebeu livre na área e cara a cara com Brazão finalizou por cima do travessão. No último lance, Rony arriscou de longe depois do rebote da defesa, mas o goleiro atleticano defendeu sem dificuldade.
Na etapa complemantar, o jogo ficou aberto, bem disputado e com chances tanto para o Furacão quanto para o Peixe. Vale destacar a atuação dos dois goleiros, com grandes defesas no decorrer da etapa final. O gol da vitória do Athletico-PR saiu no primeiro minuto dos acréscimos. Esquivel fez um passe perfeito para o colombiano Kevin Viveros completar com um leve toque na bola mandano para o fundo das redes. No último lance da partida, após a cobrança de escanteio, o goleiro Brazão do Santos foi para a área para tentar empatar, mas cabeceou nas mãos de Santos.
Com a vitória, o Rubro-negro da capital paranaense, semifinalista do Estadual, chegou à 5ª posição somando 6 pontos, e com um jogo a menos que os concorrentes, em vista da partida contra o Corinthians da 2ª rodada do Brasileirão ser transferida para o dia 19/02 (quinta-feira), na Arena da Baixada. Próximo compromisso do Athletico-PR será o jogo de ida das semifinais do Campeonato Paranaense, contra o Londrina, no domingo (15) às 18h30, no Estádio do Café. O Santos terá um confronto decisivo pela última rodada (8ª) do Paulistão 2026. No domingo (15), às 20h30, na V ilia Belmiro, o Alvinegro praiano enfrenta o Velo Clube precisando vencer para se classificar direto para as quartas de final. Pelo Brasileirão, o Santos joga a próxima contra o Vasco, na quinta-fera (16), às 21h30, na Vila Belmiro.
No Maracanã, o Fluminense vence o Vasco por 1 a 0, com um golaço do argentino Lucho Acosta, aos 9 minutos do segundo tempo. No primeiro tempo, o clássico apresentou um nível baixo de jogo. O Tricolor foi um pouco melhor, e teve mais oportunidades de gol. Aos 15′ da etapa final, o Fluminense ficou com um a menos com a expulsão de Cannobio, que deu uma cotovelada no rosto de Montoro e depois de rever o lance no VAR, o árbitro aplicou cartão vermelho ao uruguaio. Mesmo em desvantagem numérica, o Tricolor continou tendo as melhores oportunidades. A partir da metade do segundo tempo, o Botafogo passou a jogar melhor. Aos 25′, teve boa chance com Arthur Cabral cabeceando nas mãos do goleiro Fábio. Nos minutos finais, o Botafogo melhorou com as entradas de Villalba e Kadir, mas produziu pouco em termos de ataque. Apesar disso, quase empatou nos acréscimos em uma falta cobrada por Danilo, acertando a trave, aos 46′. O Tricolor conseguiu segurar o placar e conduzir o clássico até o apito final garantindo os três pontos importantes.
Na Arena Neo Química, o Corinthians venceu a primeira no Brasileirão 2026 batendo o Bragantino por 2 a 0. O Massa Bruta começou melhor no jogo e teve boas chances de marcar. O Timão não fez um grande jogo e teve a melhor chance no final, pouco antes do intervalo, em finalização de Yuri Alberto e defesa em dois tempos do goleiro Cleiton. O Corinthians abriu o placar no primeiro minuto da etapa final. Após escanteio cobrado por Garro, o zagueiro Gabriel Paulista venceu a marcação e cabeceu para o fundo das redes. O Bragantino teve a chance de empatar aos 10 minutos. Pitta recebeu sozinho dentro da área e bateu forte em direção ao gol. A bola bateu no braço de Gustavo Henrique e o árbitro marcou pênalti. Pitta foi para o cobrança e mais uma vez brilhou a estrela do goleiro Hugo Souza, com defesa precisa. Aos 29′, o Timão marcou o segundo gol. Yuri Alberto recebeu de Garro na entrad da área e bateu forte de esquerda. Cleiton defendeu, mas deu rebote aproveitado por Matheus Bidu mandando para o fundo das redes marcando 2 a 0 Corinthians.
Com o resultado, o Corinthians pulou da Zona do rebaixamento para a 12ª posição na tabela somando três pontos. Mas, com uma partida a menos que os concorrentes, adiada para próxima qunta-feira (19) contra o Atlhetico-PR. O Timão volta a jogar no domingo (15), às 20h30, no Estádio Primeiro de Maio, no ABC Paulista, contra o São Bernardo pela última rodada da primeira fase do Paulistão 2026 precisando de uma vitória para passar às quartas de final, sem depender de outros resultados. O Bragantino caiu para a 6ª posição, com 6 pontos, a um do G-4. O Massa Bruta joga também no próximo domingo,no mesmo horário, contra o novorizontino, líder do Estadual e já classificado para a próxima fase. O Bragantino é o terceiro colocado 13 pontos. Três a mais que o São Paulo, na 8ª posição. Pelo Brasileirão 2026, o Massa Bruta enfrenta o Athletico-PR em casa, dia 25 (quinta-feira), às 19h.
(com informações da Gazeta Esportiva/ESPN/Ge/LANCE!)

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br