Pular para o conteúdo

Pacto Federativo – uma questão para os novos prefeitos eleitos

Compartilhe nosso(s) artigo(s)

Uma questão importante que os novos prefeitos eleitos terão que enfrentar, diz respeito ao Pacto Federativo. A redistribuição as recursos arrecadados com impostos federais, é fundamental para o equilíbrio das contas das prefeituras. A queixa geral é que o Governo Federal cria despesas, mas não repassa recursos suficientes para fazer frente à essas despesas e atender plenamente as demandas do povo.

A União fica com a fatia maior, enquanto que a parte destinada aos governos municipais é cada vez menor.


Os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), formado pelo Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tem sofrido reduções drásticas por parte do Governo Federal nos últimos tempos. Ocasionando inúmeros problemas às administrações municipais. Há muitas prefeituras que estão com a corda no pescoço, inclusive com dificuldades para pagar os salários de seus funcionários.
 
As sugestões para reduzir o desequilíbrio entre as unidades da Federação, elaboradas por uma comissão de especialistas, já foram encaminhadas ao presidente do Senado, José Sarney. Elas reunem nove anteprojetos de lei e duas modificações a propostas já em tramitação. 
Clique na imagem para acessar a reportagem do especial sobre o assunto.


O que é Pacto Federativo? O vídeo abaixo contém os conceitos básicos.

http://www.youtube.com/embed/cgpT7fk6Pgg?rel=0

Canal de: AspasiaCamargo

Mais informações sobre o Pacto Federativo aqui.

Fonte: Agência Senado
Imagem: PNBE
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *