As posições adotadas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em termos garantistas ou favoráveis à operação Lava Jato nem sempre são mantidas quando as pautas envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Um exemplo disso é o ministro Kassio Nunes Marques que, embora seja contra a Lava-Jato desde sua chegada ao Supremo, se opôs a declaração de parcialidade do ex-juiz Sergio Moro em relação ao petista na Segunda Turma, enquanto a ministra Cármen Lúcia, que já defendeu a atuação de Moro, deu o voto decisivo para invalidar o processo do tríplex de Lula na última terça-feira (23).
Já o ministro Gilmar Mendes lidera a ala do STF contrária à operação, mas barrou a posse de Lula na chefia da Casa Civil em 2016, afirmando que sua nomeação era uma tentativa de burlar a competência de Moro para julgá-lo.
Com relação a Edson Fachin, o ministro sempre foi visto como defensor da Lava-Jato, mas surpreendeu ao anular todas as ações contra o ex-presidente na 13ª Vara Federal de Curitiba.
O próximo julgamento do ex-presidente Lula no STF está programado para o dia 14 de abril, quando será feita a análise do recurso da Procuradoria-Geral da República contra a anulação dos processos do ex-presidente e remetê-los à Justiça Federal de Brasília e à análise da denúncia. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
Via: GGN
Imagem: reprodução/Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br

