Fala-se que ele vai ser assumido por uma “junta cívico-policial-militar”.
Algo absolutamente impensável neste século 21.
Desta vez, a polícia toma a frente do golpe de Estado, trazendo os militares a reboque.
Sabe-se muito pouco do que se passa fora das ruas do centro de La Paz, onde a classe média comemora, parte dela desfilando nos carros de polícia.
Mas foi lá que Morales perdeu as eleições, enquanto vencia nas periferias, por enormes margens.
Nem a oposição contesta a vitória de Morales, apenas se houve a vantagem de 10 pontos exigida para não haver segundo turno.
Os membros do Tribunal Eleitoral estão sendo presos pela polícia.
O que vais suceder na Bolívia depende da disposição de Evo Morales em resistir.
As últimas notícias são de que ele declarou que não vai pedir exílio no exterior.
Quem conheceu a Bolívia pré-Evo sabe o que foram os levantes indígenas e o cerco de La Paz a partir das montanhas que cercam a cidade.
Mas para isso é que sua reação seja um ato de resistência, não de desistência.
Se for esta, o golpe se consolidará, rapidamente.
Imagem: reprodução

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br

