Reportagem de Patrícia Faermann, no GGN: No mesmo dia em que o governo Lula defende uma atuação global para combater Fake News e discursos de ódio na internet, internamente o Ministério dos Direitos Humanos criou um grupo de trabalho para impedir atuação de grupos radicais e extremistas, principalmente nas redes sociais.
O grupo foi oficializado nesta quarta-feira (22), em portaria publicada no Diário Oficial da União. Trata-se de uma atuação do Ministério dos Direitos Humanos, com representantes da pasta e da sociedade civil.
Constituirão o grupo especialistas em redes sociais e ataques bolsonaristas, entre eles colaboradores do Jornal GGN: o psicanalista Christian Dunker, a cientista social e acadêmica Esther Solano, a antropóloga Débora Diniz, o cientista político e colaborador da TVGGN Guilherme Casarões, a antropóloga Isabela Oliveira Kalil e o epidemiologista Pedro Hallal.
A ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) comandará a equipe, com também membros do governo federal e 24 representantes da sociedade civil, entre eles a repórter Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo, e o influenciador Felipe Neto.
O objetivo dos trabalhos é encontrar propostas de combate às redes de ódio e extremismo, constituídas nas redes sociais, e que ameaçam a democracia. Em 6 meses, o grupo irá assessorar o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, promover estudos e estratégias para o enfrentamento do cenário.
Imagem: reprodução/GGN

Guaraci Celso Primo é do Paraná, Sul do Brasil.
Bacharel em Administração. Ex-servidor da Previdência e ex-Banco do Brasil.
Com o propósito simples — mas essencial — de ser útil de alguma forma, Guaraci Primo apresenta neste espaço um reflexo de seus interesses e experiências. Seus gostos por literatura, cinema, futebol, humor e política, o tornaram um redator ao longo dos anos e através de suas postagens, você encontrará um mix equilibrado de opinião, informação e entretenimento, sempre ilustrado com imagens e vídeos de qualidade.
Guaraci acredita que autoaperfeiçoamento, força de vontade e motivação são pilares fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.
Ele também vê a web como um extraordinário instrumento democrático para a divulgação de ideias, conhecimento e reflexão.
— É exatamente isso, que pretendo oferecer por aqui:
um espaço livre, criativo e acessível, onde o pensamento crítico e o bom humor caminham lado a lado.
Com determinação e leveza, espero alcançar o maior número possível de pessoas — e que cada visitante se sinta à vontade para expressar suas opiniões de forma civilizada e democrática, sem distinção de sexo, raça, credo ou condição social.
Guaraci Primo.
Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara. Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, Guaraci iniciou o projeto em 2008 como uma forma de unir duas de suas grandes paixões: o esporte e o jornalismo.
Com experiência acumulada em redação, análise e curadoria de conteúdo, ele construiu ao longo de mais de uma década um espaço respeitado, reconhecido pela credibilidade e pela forma equilibrada de tratar temas sensíveis.
Sua visão editorial se baseia na ideia de que informar é um ato de cidadania, e que todo leitor merece acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a consciência crítica.
Sob sua liderança, o Blog Seu Guara segue fiel à sua essência: falar com verdade, ouvir com respeito e publicar com responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br

