http://www.youtube.com/embed/RlBO1AGA7UI?rel=0
Bons ou ruins, ambos os governos tiveram seus pontos negativos e pontos positivos. Não se pode lançar ao fogo da destruição, a figura popular e representativa construída por cada um dos ex-presidentes, sumariamente. Os dois governaram entre acertos e erros pessoais, por pura ideologia política. Lula será penalizado politicamente pelo julgamento do mensalão em curso no STF. Que certamente condenará seus parceiros de Governo pelo envolvimento no escândalo. Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente muito mimado pela mídia compadresca, apesar de nunca ter sido questionado deve explicações à sociedade sobre casos que não foram devidamente esclarecidos. Como por exemplo, a Privataria ocorrida em seu governo, objeto do livro do repórter Amaury Jr. (A Privataria Tucana), um dos mais vendidos no Brasil, porém estranhamente ignorado pelos grandes canais de informação (Ricúpero tinha razão).
Doravante, fica prejudicado o relacionamento amistoso mantido entre Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso, nas questões políticas e governamentais. Tão somente porque o ex-presidente não consegue superar o ressentimento político, e a intolerância que cultiva desde que Lula assumiu a presidência da República. Ele, e todos os partidos de oposição. Não que Lula seja um santo. Ninguém é santo em política. Mas, FHC neste artigo, estrapolou. E teve suas bravatas rebatidas com equilíbrio.
Citada de modo incorreto pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em artigo publicado neste domingo, nos jornais O Globo e Estado de S. Paulo, creio ser necessário recolocar os fatos em seus devidos lugares.
Recebi do ex-presidente Lula uma herança bendita. Não recebi um país sob intervenção do FMI ou sob a ameaça de apagão.
Recebi uma economia sólida, com crescimento robusto, inflação sob controle, investimentos consistentes em infraestrutura e reservas cambiais recordes.
Recebi um país mais justo e menos desigual, com 40 milhões de pessoas ascendendo à classe média, pleno emprego e oportunidade de acesso à universidade a centenas de milhares de estudantes.
Recebi um Brasil mais respeitado lá fora graças às posições firmes do ex-presidente Lula no cenário internacional. Um democrata que não caiu na tentação de uma mudança constitucional que o beneficiasse. O ex-presidente Lula é um exemplo de estadista.
Não reconhecer os avanços que o país obteve nos últimos dez anos é uma tentativa menor de reescrever a história. O passado deve nos servir de contraponto, de lição, de visão crítica, não de ressentimento. Aprendi como os erros e , principalmente, com os acertos de todas as administrações que me antecederam. Mas governo com os olho no futuro.
Dilma Rousseff
Presidente da República Federativa do Brasil
Imagem: reprodução/diariodocentrodomundo

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br

