O Google, um dos buscadores mais popular da Internet, que hoje completa 13 anos de existência, anunciou através do seu Blog nesta Segunda-feira, que está no ar o site “Dead Sea Scrolls Online“. Em tradução livre, Manuscritos do Mar Morto Online, é um projeto desenvolvido em parceria com o Museu de Israel (Jerusalém), ao custo aproximado de 2,5 milhões de euros. O portal coloca a disposição de qualquer pessoa no mundo, grande parte dos manuscritos encontrados entre 1947 e 1956 nas grutas de Qumra, nas margens do Mar Morto.
O Museu detém a posse de oito rolos desses textos, escritos em papiro e pergaminho, e são conhecidos como a mais antiga versão das escrituras hebraicas. Os manuscritos seriam de autoria de uma antiga comunidade de judeus essênios, cujo conteúdo mostra “partes dos livros do Antigo Testamento, à
exceção do Livro de Ester e do Livro de Neemias, textos apócrifos e
livros de regras da própria seita“. Mas existem outros originais nas mãos de colecionadores privados, além daqueles que estão de posse das autoridades israelenses.
Para conhecer melhor o site acesse: http://dss.collections.imj.org.il/.
Informações: Portal Terra/tecnologia.
Imagem: JornalPequeno.

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
