Pular para o conteúdo

Google disponibiliza Manuscritos do Mar Morto para consulta on-line

Compartilhe nosso(s) artigo(s)

O Google, um dos buscadores mais popular da Internet, que hoje completa 13 anos de existência, anunciou através do seu Blog nesta Segunda-feira, que está no ar o site “Dead Sea Scrolls Online“. Em tradução livre, Manuscritos do Mar Morto Online, é um projeto desenvolvido em parceria com o Museu de Israel (Jerusalém), ao custo aproximado de 2,5 milhões de euros. O portal coloca a disposição de qualquer pessoa no mundo, grande parte dos manuscritos encontrados entre 1947 e 1956 nas grutas de Qumra, nas margens do Mar Morto.


O Museu detém a posse de oito rolos desses textos, escritos em papiro e pergaminho, e  são conhecidos como a mais antiga versão das escrituras hebraicas. Os manuscritos seriam de autoria de uma antiga comunidade de judeus essênios, cujo conteúdo mostra “partes dos livros do Antigo Testamento, à
exceção do Livro de Ester e do Livro de Neemias, textos apócrifos e
livros de regras da própria seita
“. Mas existem outros originais nas mãos de colecionadores privados, além daqueles que estão de posse das autoridades israelenses.

Cinco desses rolos, redigidos em hebreu e aramaico, foram fotografados e digitalizados página por página em alta resolução, possibilitando aos internautas verificar detalhes minuciosos de cada texto. É possível também registrar um comentário sobre a página visitada.

http://www.youtube.com/embed/5rYj_0foJYA?rel=0

Para conhecer melhor o site acesse: http://dss.collections.imj.org.il/

Informações: Portal Terra/tecnologia.
Imagem: JornalPequeno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *