
Redação do Superesportes – “O presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Dominguez, descartou na noite desta terça-feira a possibilidade de convidar clubes para participar da Copa Libertadores 2017. Essa hipótese foi cogitada pela imprensa argentina depois de a entidade anunciar mudanças no calendário sul-americano para a próxima temporada.
”Na Libertadores não há convidados. Nos 11 países as vagas são conquistadas”, declarou Dominguez por meio do Twitter, após ser indagado por centenas de torcedores.
Durante a tarde, o jornal Olé, da Argentina, cogitava a entrada de Boca Juniors e River Plate na Libertadores 2017 por meio de convite, numa lista total de seis clubes agraciados. Uma fonte chegou a declarar ao diário que o critério seria o ranking da Conmebol. Se essa regra fosse válida, o Cruzeiro, quarto colocado no ranqueamento geral da entidade, também seria beneficiado.
Da mesma forma, o jornal La Nación, da Argentina, noticiou a possível entrada de cinco convidados na Libertadores do próximo ano, mas desconhecia o critério. Uma fonte chegou a dizer ao jornal que “poderiam ser cinco vagas por critério técnico para cinco países. Poderiam se basear nas atuações dos últimos cinco anos considerado o país”.
O fato é que a declaração do presidente da Conmebol derrubou várias especulações.
Mudanças previstas para a Copa Libertadores 2017:
– Passa a ser disputada entre fevereiro e novembro, em 42 semanas (não mais em 27);
– Final em jogo único e campo neutro (sede eleita com antecedência);
– Elevação de 38 para 42 participantes;
– Dez clubes que não avançarem às oitavas de final jogarão a Sul-Americana do mesmo ano;
– O campeão continua tendo o direito de entrar na fase de grupos do ano seguinte
Mudanças previstas para a Copa Sul-Americana 2017:
– Será disputada entre junho e dezembro;
– Dez clubes da Libertadores entrarão nos mata-matas;
– O campeão da Sul-Americana entra na fase de grupos da Libertadores do ano seguinte.”
***

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br