Pular para o conteúdo

Fordlândia – conheça a cidade construída pela Ford na Amazônia [vídeo]

Compartilhe nosso(s) artigo(s)
Ao final da década de 20, Henry Ford, um dos mais famosos empresários da indústria automobilística do mundo, tentou construir na Amazônia uma cidade que passou a chamar-se Fordlândia. A cidade fazia parte de um projeto de Ford para a exploração do látex de onde se extrai a borracha.

Praticamente toda a “cidade” foi trazida dos EUA e contava com toda a infra-estrutura necessária para abrigar milhares de trabalhadores e suas famílias que fixaram residência em Fordlândia em busca de melhores condições de vida. Os funcionários recebiam quinzenalmente, em dinheiro.
Além de contar com um dos melhores hospitais da região, a cidade possuía vilas para administradores, com campos de golfe, cinema e piscina. Para os funcionários a estrutura era mais modesta (clique na imagem).

Mas o projeto de Henry Ford acabou não dando certo, por várias razões. O aparecimento da borracha sintética atrapalhou os planos de Ford que acabou vendendo o projeto, no qual gastou cerca de meio bilhão de reais, ao governo brasileiro por US$ 250 mil (cerca de R$ 574 mil).

Abaixo, assista ao vídeo documentário sobre a curiosa história da cidade de Fordlândia, plantada em um latifúndio de um milhão de hectares. 

Segundo seus produtores, e conforme descrição do vídeo, “também é uma reflexão sobre a tentativa de transpor a cultura e o regime econômico norte-americanos para o Norte do Brasil. Uma questão importante em tempos de discussão sobre a internacionalização da Floresta, e num momento em que a possibilidade de diálogo entre culturas diferentes é uma das pautas mais importantes em qualquer lugar do mundo.”

“Hoje, as instalações se encontram abandonadas e sofrem saques e desmanches constantes enquanto aguardam o tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *