O Flamengo ficou muito perto da conquista do título do Brasileirão 2025, com a vitória por 3 a 0 sobre o Bragantino na rodada anterior (35ª), contando ainda com o empate do Palmeiras em zero a zero no confronto contra o Fluminense. Na rodada seguinte (36ª), bastava uma vitória contra o Atlético-MG, na Arena MRV, para que o líder Rubro-negro conquistasse o título por antecipação e o Alviverde, na vice-liderança, fosse derrotado pelo Grêmio, em Porto Alegre. A segunda hipótese aconteceu. Nesta terça-feira (25), o Verdão perdeu de virada por 3 a 2 para o Tricolor Gaúcho. Entretanto, o Flamengo empatou em 1 a 1 com o Galo e teve que adiar a comemoração. Contudo, o Rubro-negro fica a um passo de levantar o troféu de campeão brasileiro de 2025. Para isso aconteça, basta uma vitória contra o Ceará, no Maracanã, na penúltima rodada (37ª) do Brasileirão 2025.
De olho na decisão da Libertadores 2025 contra o Palmeiras, o técnico Filipe Luís poupou alguns titulares escalando uma equipe alternativa para o confronto contra o Atlético-MG, na Arena MRV. Os dois times começaram a partida buscando atacar. Aos 18 minutos, o Galo teve boa oportunidade com Hulk recebendo livre do lado direito e cruzando para Dudu cabecar nas mãos de Rossi. Na sequência, com mais volume de jogo, o Rubro-negro criou ao menos duas boas oportunidades. Aos 24′, após cobrança de escanteio, Samuel Lino cabeceou e acertou a trave. E logo em seguida, o atacante exigiu grande defesa de Emerson à queima roupa, novamente finalizando de cabeça. O confronto seguiu equilibrado até aos 33 minutos, quando Atlético-MG abriu o placar. Dudu avançou pela esquerda, venceu a marcação de Emerso Royal e cruzou para Bernard, que esticou o pé e cutucou para o fundo das redes, colocando o Atlético-MG em vantagem. Pouco antes do intervalo, já nos acréscimos, o Flamengo teve boa chance com Wallace Yan finalizando para fora.
Na volta para o segundo tempo, Filipe Luís entrou com Bruno Henrique no lugar de Wallace Yan, e depois, aos 8 minutos, promoveu as entradas de outros dois titulares: Arrascaeta e Jorginho, que entraram nos lugares de Carrascal e Evertton. E depois, Luiz Araújo saiu para dar lugar a Plata, e Everton Cebolinha entrou no lugar de Samuel Lino. O técnico Jorge Sampaoli também mudou o time. Ao longo da etapa final, entraram Ruan, Román, Reinier, Caio e Rony. Saíram: Vitor Hugo, Natanael, Bernard, Dudu e Hulk. Com as primeiras mudanças, o Rubor-negro seguiu mais ofensivo. O Galo chegou a primeira vez com perigo aos 12 minutos, quando Rony recebeu lançamento e finalizou para boa defesa de Rossi. Logo depois, Everson fez grande defesa em cabeceio de Samuel Lino. Nos minutos finais, o Flamengo dominou as ações e partiu em busca do gol de empate. Aos 44′, Léo Pereira cruzou e Gonzalo Plata cabeceou acertando a trave. Aos 46′, Danilo lançou na área e e Bruno Henrique subiu mais que todo mundo e cabeceou firme para igualar o placar na Arena MRV.
O Atlético-MG, que teve sua partida da próxima rodada (37ª), contra o Bragantino, antecipada para o domingo do dia 16/11, na qual sofreu derrota por 2 a 0, em Bragança Paulista, volta a campo no domingo (30) para enfrentar o Fortaleza, na Arena Castelão, em jogo atrasado do 35ª rodada do Brasileirão 2025.
O Flamengo foca atenção para a final da Copa Libertadores 2025, diante do Palmeiras, no próximo sábado (29), às 18h, no Estádio Minumental de Lima, no Peru. Pelo Brasileirão, o Rubro-negro joga a próxima contra o Ceará, na quarta-feira (03/12), às 21h30, no Maracanã. Se vencer, o Flamengo é campeão brasileiro 2026 antecipado, já com possibilidade de ter conquistado o título da Libertadores 2026.
https://www.youtube.com/embed/AhCCAe8R87E?si=2vms_4HdiFcV5eqJ
https://www.youtube.com/embed/7GRWGuIkSWE?si=5WcBXb44BeI9aol1
(com informações da Gazeta Esportiva/ESPN/LANCE!)

Guaraci Celso Primo é do Paraná, Sul do Brasil.
Bacharel em Administração. Ex-servidor da Previdência e ex-Banco do Brasil.
Com o propósito simples — mas essencial — de ser útil de alguma forma, Guaraci Primo apresenta neste espaço um reflexo de seus interesses e experiências. Seus gostos por literatura, cinema, futebol, humor e política, o tornaram um redator ao longo dos anos e através de suas postagens, você encontrará um mix equilibrado de opinião, informação e entretenimento, sempre ilustrado com imagens e vídeos de qualidade.
Guaraci acredita que autoaperfeiçoamento, força de vontade e motivação são pilares fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.
Ele também vê a web como um extraordinário instrumento democrático para a divulgação de ideias, conhecimento e reflexão.
— É exatamente isso, que pretendo oferecer por aqui:
um espaço livre, criativo e acessível, onde o pensamento crítico e o bom humor caminham lado a lado.
Com determinação e leveza, espero alcançar o maior número possível de pessoas — e que cada visitante se sinta à vontade para expressar suas opiniões de forma civilizada e democrática, sem distinção de sexo, raça, credo ou condição social.
Guaraci Primo.
Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara. Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, Guaraci iniciou o projeto em 2008 como uma forma de unir duas de suas grandes paixões: o esporte e o jornalismo.
Com experiência acumulada em redação, análise e curadoria de conteúdo, ele construiu ao longo de mais de uma década um espaço respeitado, reconhecido pela credibilidade e pela forma equilibrada de tratar temas sensíveis.
Sua visão editorial se baseia na ideia de que informar é um ato de cidadania, e que todo leitor merece acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a consciência crítica.
Sob sua liderança, o Blog Seu Guara segue fiel à sua essência: falar com verdade, ouvir com respeito e publicar com responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br

