Da coluna de Guilherme Amado, na Época: Ernesto Araújo não queria que o Brasil integrasse o consórcio global Covax Facility, que entregou um milhão de doses de vacina AstraZeneca/Oxford em 21 de março e ainda entregará outras 41 milhões. A resistência de Araújo, ainda em 2020, era porque via na aliança um fortalecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), naquele momento atacada por Donald Trump e criticada também por bolsonaristas.
O fato de ser uma aliança global também incomodava o chanceler, publicamente contrário ao globalismo – seja lá o que o termo queria dizer. A coisa só mudou quando entrou em campo a embaixadora Nazareth Azevêdo, então representante do Brasil para a ONU em Genebra. Azevêdo insistiu longamente com Araíjo, explicando que, se não aderisse ao Covax Facility, o Brasil perigava não ter nenhuma vacina. Depois de muitas negativas, o chanceler se dobrou, e agora diz que sempre trabalhou pela vacina.
Leia também: Bolsonaro quer “solução Pazuello” para Ernesto Araújo com saída honrosa
Liderado pela OMS, o consórcio Covax Facility é uma coalizão de cerca de 150 países que estimula o desenvolvimento e a distribuição de vacinas contra a Covid-19. Além da primeira remessa no domingo – um milhão de doses recebidas em São Paulo – , o governo brasileiro espera mais 1,9 milhão de doses até o fim deste mês.
Imagem: reprodução/divulgação

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br

