Vejamos o escândalo da sonegação de impostos da Rede Globo sobre os ganhos com os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002. Vindo à tona recentemente, o escândalo sacudiu a opinião pública. Não através da mídia corporativa, mas sim através dos meios alternativos de informação e da Blogosfera. O único grande órgão de comunicação que dedicou algum espaço ao fato, talvez tenha sido a Rede Record. Por sinal, principal adversário midiático da poderosa Rede na busca pelos índices de audiência. É constante o ataque mútuo entre as duas emissoras.
O primeiro a denunciar o escândalo de sonegação da maior rede de TV da América latina, a que detém o monopólio de informações no Brasil, foi o site O Cafezinho. O jornalista Miguel do Rosário, jornalista especializado em análise de mídia e política e responsável pelo portal, na continuação do assunto escreveu o artigo intitulado: Domínio da fato pega família Marinho, em que no final da matéria publica os comunicados da Globo e do Ministério Público acerca do fato. Ambos não esclarecem satisfatoriamente a sociedade.
Referida matéria foi repercutida pelo jornalista Miguel Baia Bargas em seu blog, e também na página do escritor e professor Glauco Cortez, doutor em Ciências Sociais, onde escreveu: “o valor do rombo aos cofres públicos atribuído à Rede Globo equivale a nada menos do que 30 mensalões”, referindo-se ao fato como “a sonegação da informação da sonegação de impostos” produzida pelo que chamou de máfia da informação. Acrecidos de multa e juros, o imposto sonegado representa um rombo descomunal. Algo em torno de R$ 1 Bilhão, segundo Bargas.
Inês Castilho, mencionando o escândalo em matéria para o Blog da Redação, fala que sonegar é o esporte global das Elites e que os brasileiros muito ricos, mantêm contas em paraísos fiscais, cujos valores correspondem à quarta maior quantia de todos os saldos. É a chamada “riqueza offshore não registrada”. A mesma a que se refere autor do livro “Privataria Tucana”, Amaury Ribeiro Jr. ao descrever por onde circularam os ganhos capitais com as privatizações que ocorreram durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Pobre do assalariado que não pode negar nada, tributado implacavelmente na fonte.

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
