Vejamos o escândalo da sonegação de impostos da Rede Globo sobre os ganhos com os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002. Vindo à tona recentemente, o escândalo sacudiu a opinião pública. Não através da mídia corporativa, mas sim através dos meios alternativos de informação e da Blogosfera. O único grande órgão de comunicação que dedicou algum espaço ao fato, talvez tenha sido a Rede Record. Por sinal, principal adversário midiático da poderosa Rede na busca pelos índices de audiência. É constante o ataque mútuo entre as duas emissoras.
O primeiro a denunciar o escândalo de sonegação da maior rede de TV da América latina, a que detém o monopólio de informações no Brasil, foi o site O Cafezinho. O jornalista Miguel do Rosário, jornalista especializado em análise de mídia e política e responsável pelo portal, na continuação do assunto escreveu o artigo intitulado: Domínio da fato pega família Marinho, em que no final da matéria publica os comunicados da Globo e do Ministério Público acerca do fato. Ambos não esclarecem satisfatoriamente a sociedade.
Referida matéria foi repercutida pelo jornalista Miguel Baia Bargas em seu blog, e também na página do escritor e professor Glauco Cortez, doutor em Ciências Sociais, onde escreveu: “o valor do rombo aos cofres públicos atribuído à Rede Globo equivale a nada menos do que 30 mensalões”, referindo-se ao fato como “a sonegação da informação da sonegação de impostos” produzida pelo que chamou de máfia da informação. Acrecidos de multa e juros, o imposto sonegado representa um rombo descomunal. Algo em torno de R$ 1 Bilhão, segundo Bargas.
Inês Castilho, mencionando o escândalo em matéria para o Blog da Redação, fala que sonegar é o esporte global das Elites e que os brasileiros muito ricos, mantêm contas em paraísos fiscais, cujos valores correspondem à quarta maior quantia de todos os saldos. É a chamada “riqueza offshore não registrada”. A mesma a que se refere autor do livro “Privataria Tucana”, Amaury Ribeiro Jr. ao descrever por onde circularam os ganhos capitais com as privatizações que ocorreram durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Pobre do assalariado que não pode negar nada, tributado implacavelmente na fonte.

Guaraci Celso Primo é do Paraná, Sul do Brasil.
Bacharel em Administração. Ex-servidor da Previdência e ex-Banco do Brasil.
Com o propósito simples — mas essencial — de ser útil de alguma forma, Guaraci Primo apresenta neste espaço um reflexo de seus interesses e experiências. Seus gostos por literatura, cinema, futebol, humor e política, o tornaram um redator ao longo dos anos e através de suas postagens, você encontrará um mix equilibrado de opinião, informação e entretenimento, sempre ilustrado com imagens e vídeos de qualidade.
Guaraci acredita que autoaperfeiçoamento, força de vontade e motivação são pilares fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.
Ele também vê a web como um extraordinário instrumento democrático para a divulgação de ideias, conhecimento e reflexão.
— É exatamente isso, que pretendo oferecer por aqui:
um espaço livre, criativo e acessível, onde o pensamento crítico e o bom humor caminham lado a lado.
Com determinação e leveza, espero alcançar o maior número possível de pessoas — e que cada visitante se sinta à vontade para expressar suas opiniões de forma civilizada e democrática, sem distinção de sexo, raça, credo ou condição social.
Guaraci Primo.
Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara. Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, Guaraci iniciou o projeto em 2008 como uma forma de unir duas de suas grandes paixões: o esporte e o jornalismo.
Com experiência acumulada em redação, análise e curadoria de conteúdo, ele construiu ao longo de mais de uma década um espaço respeitado, reconhecido pela credibilidade e pela forma equilibrada de tratar temas sensíveis.
Sua visão editorial se baseia na ideia de que informar é um ato de cidadania, e que todo leitor merece acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a consciência crítica.
Sob sua liderança, o Blog Seu Guara segue fiel à sua essência: falar com verdade, ouvir com respeito e publicar com responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
