Compartilhe nosso(s) artigo(s)
Tem causado indignação e muitas vezes até revolta, a postura anti-jornalistica da mídia corporativa no Brasil a produzir factóides, mentiras e meias-verdades. Para comprovar o fato basta checar as principais revistas semanais e os jornalões que circulam por aí, incluindo suas versões on-line. Se nos aprofundarmos um pouco mais na pesquisa sobre a veracidade dos fatos publicados, fatalmente chegaremos a conclusão que grande parte das informações são incorretas, e não tem valor nenhum como informação esclarecedora.
O resultado, é a propagação do falso como verdadeiro, a produzir desinformação e confusão.
O mesmo ocorre no meio eletrônico na troca de e-mails. A grande maioria dos usuários se limita a repassar conteúdos que nem sempre são verdadeiros. Isto é, ainda persistem nas caixas postais um grande número de spams, correntes, pedidos de ajuda, hoaxes, pulhas virtuais. Comummente solicitando o repasse urgente para todos da lista. Claro! 99,9% trata-se de um engodo. O intuito é o de sempre. Simplesmente surrupiar endereços eletrônicos. Nada de novo. Mas o processo continua a proliferar na Rede.
Um dos sites que tem por finalidade desvendar e desmistificar todo esse lixo a entulhar a Internet, é o E-farsas.com. Já referido por aqui, em diversas ocasiões. O portal, mensalmente reúne o que rola no universo on-line de bizarro, de falso, ou de mais ou menos verdadeiro, ou, comprovadamente falso.
No mês de Agosto passado, quase certeza que ao abrir sua caixa postal, deu de cara com um e-mail cujo remetente supostamente seria a multi nacional Nestlé. No qual solicitava
que fossem recolhidos todos os potes de Food Bebê Banana, pois o produto conteria cacos de vidro. Todas as embalagens com o código de barras número 761303308973 com validade para 2012, deveriam ser postos fora. O E-farsas correu atrás e comprovou a verdade. De fato um consumidor encontrou um caco de vidro dentro de um pote do alimento infantil. Mas isso aconteceu na França. Os três primeiros dígitos do código de barras indica o país de fabricação. Por exemplo, “761” significa que o produto é fabricado na Suíça. No Brasil, se inicia com “789”. Na verdade existiu um recall do produto apenas na França. Para o Brasil a história é falsa.
Existiram mais alguns e-mails detectados como falsos pelo E-Farsas que rolaram durante o mês passado, apesar de não serem novidades, talvez você tenha recebido. Seguem exemplos.
O E-farsas também pesquisou sobre a história da
família da garota Ashley Flores , desaparecida há 2 semanas. Descobriu que a corrente circula há muito tempo, e não é real.
Dentre os conteúdos estudados pelo site, recentemente vinculados por e-mail, aparecem também:
– árvores cobertas de teias de aranha no Paquistão!
– O caso do mexicano que encontrou uma fada e estava cobrando para exibi-la às pessoas. Descoberto que e o falsário estava enganando a população com uma boneca em miniatura da personagem Pixie – dos X-Men.
– Sobre as
fotos de um ipê amarelo, que serrado e transformado em poste, criou raízes e flores. História comprovada como verdadeira.
O
E-Farsas é atualizado diariamente. Há outras atividades desenvolvidas que o tornam um site indispensável para quem quer navegar com tranquilidade, e contribuir para uma Internet limpa e cada vez mais verdadeira.

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
Relacionado