Com base nessas investigações, a Procuradoria-Geral da República (PGR) representada por Rodrigo Janot, protocolou nesta terça (3), no Supremo Tribunal Federal, a lista com pedidos de abertura de inquérito a fim de abrir inquérito e dar prosseguimento ao caso, consolidando as provas para determinar o grau de envolvimento e culpabilidade das pessoas envolvidas. Na lista, constam 54 nomes de investigados, 28 pedidos de abertura de inquérito e sete pedidos de arquivamento.
Há muita especulação na imprensa sobre os nomes citados. Matéria sobre o assunto no caderno de Política do portal G1, diz que, “segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, o ex-diretor revelou o nome de 28 políticos
supostamente beneficiados pelo esquema de corrupção na Petrobras. A publicação
afirma que entre os mencionados estão o ex-ministros Edison Lobão (Minas e
Energia); Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e
Mário Negromonte (Cidades); o governador do Acre, Tião Viana (PT); os
ex-governadores Sérgio Cabral (Rio) e Eduardo Campos (Pernambuco), além de
deputados e senadores de PT, PMDB, PSDB e PP. Os políticos citados negaram
participação”.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse disse na noite desta segunda-feira (2) a um grupo de manifestantes que “quem tiver de pagar vai pagar“, em referência aos pedidos de abertura de inquérito para investigar políticos, que tem foro privilegiado.
O processo todo, até que os ministros do Supremo tribunal federal apurem em definitivo quem serão os “condenados”, deve levar uns três ou quatro anos.
PGR envia ao Supremo lista com os nomes dos envolvidos na Lava Jato
Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil Edição: Aécio Amado
As informações prestadas pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, por meio de delação premiada, também serão analisadas na formulação de denúncia dos envolvidos.”
Fonte: 247/Folha/G1/EBC
Imagem: reprodução/Terra/Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
.jpg)
