O Corinthians conquistou o título de campeão da Copa do Brasil pela quarta vez na história ao vencer o Vasco por 2 a 1, neste domingo (21), no Maracanã. Campeão paulista de 2025, o Timão encerrou um período de 16 anos sem títulos na competição. Vindo de um empate sem gols no primeiro jogo, na Neo Química Arena, o Corinthians conquistou a vitória com gols de Yuri Alberto, no primero tempo, e Memphis Depay na etapa final. O Cruzmaltino empatou com um belo gol de Nuno Moreira, pouco antes do intervalo. Confira os gols.

No Maracanã lotado, as duas equipes iniciaram o confronto decisivo com muita cautela e uma chance para cada lado. Aos Aos 18 minutos, Matheuzinho fez um ótimo lançamento para Yuri Alberto dominar com categoria dentro da área e bater por cima na saída do goleiro Léo jardim para abrir o placar para o Timão. Aos 25′, Yuri perdeu grande chance de marcar o segundo gol. José Martínez tentou de voleio e a bola foi em direção ao centroavante, que de frente para o gol finalizou alto, longe do travessão. Na sequência, o Vasco melhorou no jogo e teve seguidas oportunidades. Aos 30′, Thiago Mendes cabeceou para a defesa de Hugo Souza. Aos 35′, Rayan fez ótima jogada pela direita e cruzou na área, mas Coutinho chegou atrasado. Cinco miutos depois veio a jogada do gol de empate do Cruzmaltino. Andrés Gómez venceu a marcação de André Ramalho pela esquerda e cruzou para Nuno Moreira, que apareceu atrás da zaga para cabecear firme sem chance para Hugo Souza e deixar tudo igual no Maracanã.

No segundo tempo, o Vasco começou pressionando o Corinthians. Aos 9 minutos, Robert Renan arriscou de longe e Hugo Souza fez boa defesa. O Cruzmaltino seguia mais presente no ataque, mas o Timão valeu-se da habilidade de seus jogadores e armou ótimo contragolpe para marcar o segundo gol no confronto. Breno Bidon recebeu no meio, fez uma linda jogada com um drible espetacular em Cauã Barros e tocou para Matheuzinho. O lateral lançou para Yuri Alberto na direita, que cruzou para Memphis Depay empurrar para o fundo das redes e colocar o Corinthias à frente no placar, aos 18 minutos.
Em vantagem, o Corinthians foi administrando o placar e deixando o tempo passar. Do outro lado, o técnico Fernando Diniz fez várias alterações buscando alumentar o poder ofensivo do Vasco, que levou pressão constante aos comandados de Dorival Junior. O Gigante da Colina tomou conta do campo de ataque e encurralou o Timão que na raça defendeu o placar até o último minuto dos acréscimos. Aos 46′, o Vasco quase empatou o confronto. Em cobrança de falta ensaiada, Rayan mandou uma bomba e Hugo Souza fez grande defesa para impedir o gol do jovem atacante vascaíno. Aos 48′, Thiago Mendes cabeceou com perigo, muito perto da trave. Aos 50 minutos, a bola sobrou para GB dentro da área, que tentou de voleio mas o chute saiu longe da trave de Hugo Souza. O Timão demonstrou raça para garantir a vitória e por fim conquistar o título de campeão da Copa do Brasil 2025.
O Corinthians entrou no torneio já na terceira fase e se classificou eliminando o Novorizontino. Nas oitavas de final, o Timão superou o Palmeiras, nas quartas de final despachou o Athletico-PR. E para garantir a vaga nas finais da Copa do Brasil 2025, o Corinthians eliminou o Cruzeiro e o Vasco deixou para trás o Fluminense. No jogo de ida, Vasco e Corinthians empataram em zero a zero, na Neo Química Arena.
Além do título e um prêmio milionário, no valor de R$ 77 milhões, o Corinthians ainda garante a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores 2026. O holandês Memphis Depay, autor do gol da vitória, por força de clásula contratual, garantiu bônus especial pela conquista do título. O Timão também vai disputar a Supercopa do Rei (nome atual da Supercopa do Brasil), contra o Flamengo, atual campeão brasileiro. O confronto está marcado para 24 de janeiro, sujeito a alteração, e ainda sem local definido.
O Corinthians faz sua estreia no campeonato paulista dia 11 de janeiro, às 16h, contra a Ponte Preta, na Neo Química Arena. O Vasco volta a campo no dia 14/01 (quarta-feira), com horário ainda a ser definido, pela primeira rodada do Campeonato Carioca, contra o Maricá, em São Januário.

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br