O segundo turno, ou seja, a 20ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017 iniciou no sábado (12) com duas partidas envolvendo os dois últimos colocados, o Coritiba, e mais a equipe do Avaí. Na Zona do rebaixamento, a equipe catarinense somou 21 pontos com a vitória sobre o Vitória-BA, que permaneceu na penúltima colocação, com 2 pontos a menos. Ainda na lanterna, com 15, o Atlético goianiense bateu o Coritiba, por 1 a 0, no Olímpico Pedro Ludovico.
Depois de duas boas vitórias contra São Paulo e Chapecoense, na rodada anterior, o Coxa teve uma apresentação ruim e caiu para a 12ª posição, com 25 pontos. Três a mais que a Chapecoense, no momento o primeiro time na Z4, que enfrentará o líder Corinthians na partida de fechamento da rodada, quarta-feira (23), na Arena Condá. Caso o Timão vença este confronto, abrirá 11 pontos de diferença para o vice-líder Grêmio, que perdeu para o Botafogo, por 1 a 0, domingo, no Estádio Nilton Santos.
As duas equipes jogaram com a maioria de jogadores reservas, visando compromisso na Copa do Brasil, na próxima quarta-feira (16). O Tricolor gaúcho teve a chance de empatar a partida em um pênalti a favor, mas Gatito Fernândez defendeu a cobrança de Marcelo Oliveira. Com a vitória, o Glorioso somou 28 pontos e chegou à oitava posição.
Na tradicional partida de domingo pela manhã do Brasileirão 2017, o São Paulo venceu o Cruzeiro de virada, por 3 a 2, em um grande jogo cheio de alternâncias realizada no Morumbi. Com a vitória, que veio com um gol de pênalti meio duvidoso, o Tricolor paulista deixou a Zona do rebaixamento somando 22 pontos. A Raposa ocupa a 9ª colocação, com 27.
Na Ilha do Retiro, o Sport recebeu a Ponte Preta e ficou no empate em zero a zero. O resultado garantiu o Leão na 5ª posição. A Macaca é o 14º colocado, com 24 pontos. Pelos critérios de desempate, o Leão do Norte pulou na frente do Flamengo e do Atlético paranaense, todos com a mesma pontuação (29).
O Flamengo se deu mal na rodada, sendo derrotado pelo Atlético mineiro, por 2 a 0, no Independência. Com o resultado o Mengão deixou o G6, caiu para o sétimo lugar e terá como próximo adversário o lanterna Goiás. O Galo assumiu a 10ª posição, com 26 pontos conquistados e pega o Fluminense, na próxima rodada.
Na última posição da linha de classificação da Libertadores, agora aparece o Atlético paranaense. Na Arena da Baixada, o Furacão começou perdendo, mas venceu o Bahia de goleada, por 4 a 1. A equipe baiana ficou na 15ª posição, com 23 pontos, e na próxima rodada enfrentará o Vasco, na Arena Fonte Nova. O rubro-negro paranaense pega o Grêmio, em Porto Alegre.
No estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), o Palmeiras saiu na frente contra o Vasco, mas cedeu o empate em 1 a 1. Eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores, o Verdão Paulista não amenizou a crise, mas permaneceu no G4 com 33 pontos. E jogará a próxima contra a Chapecoense, no Palestra Itália.
A 20ª rodada do Brasileirão 2017, que será concluída com o confronto entre Chapecoense e Corinthians, na quarta-feira (23), na Arena Condá, terá sequência nesta segunda-feira com a partida entre Santos e Fluminense, às 20:00 horas, no Pacaembu.
Com 35 pontos conquistados, o Peixe busca uma vitória para diminuir a diferença para o Vice-líder Grêmio e manter o terceiro lugar na tabela de classificação. O Tricolor da Laranjeiras, na 11ª posição com 26 pontos, pretende somar três pontos para se aproximar do G6.
Guaraci Celso Primo é do Paraná, Sul do Brasil.
Bacharel em Administração. Ex-servidor da Previdência e ex-Banco do Brasil.
Com o propósito simples — mas essencial — de ser útil de alguma forma, Guaraci Primo apresenta neste espaço um reflexo de seus interesses e experiências. Seus gostos por literatura, cinema, futebol, humor e política, o tornaram um redator ao longo dos anos e através de suas postagens, você encontrará um mix equilibrado de opinião, informação e entretenimento, sempre ilustrado com imagens e vídeos de qualidade.
Guaraci acredita que autoaperfeiçoamento, força de vontade e motivação são pilares fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.
Ele também vê a web como um extraordinário instrumento democrático para a divulgação de ideias, conhecimento e reflexão.
— É exatamente isso, que pretendo oferecer por aqui:
um espaço livre, criativo e acessível, onde o pensamento crítico e o bom humor caminham lado a lado.
Com determinação e leveza, espero alcançar o maior número possível de pessoas — e que cada visitante se sinta à vontade para expressar suas opiniões de forma civilizada e democrática, sem distinção de sexo, raça, credo ou condição social.
Guaraci Primo.
Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara. Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, Guaraci iniciou o projeto em 2008 como uma forma de unir duas de suas grandes paixões: o esporte e o jornalismo.
Com experiência acumulada em redação, análise e curadoria de conteúdo, ele construiu ao longo de mais de uma década um espaço respeitado, reconhecido pela credibilidade e pela forma equilibrada de tratar temas sensíveis.
Sua visão editorial se baseia na ideia de que informar é um ato de cidadania, e que todo leitor merece acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a consciência crítica.
Sob sua liderança, o Blog Seu Guara segue fiel à sua essência: falar com verdade, ouvir com respeito e publicar com responsabilidade.