A 9ª rodada do campeonato brasileiro 2017 teve seis jogos na quarta-feira (21) e outros quatro na quinta-feira, com uma única goleada. Corinthians e Grêmio venceram e confirmaram as primeiras posições na tabela. O Timão bateu o Bahia por 3 a 0, em Itaquera, e manteve a liderança da competição somando 23 pontos. O tricolor baiano caiu para a 15ª posição, com 10 pontos. O tricolor gaúcho, na segunda colocação com um ponto a menos que o líder Corinthians, derrotou o Coritiba por 2 a 0.
Na Arena Grêmio, a equipe gaúcha foi superior ao Alviverde paranaense, que tentou reagir no segundo tempo. Mas errou demais nas jogadas de ataque. E na defesa, o goleiro Wilson foi obrigado a praticar inúmeras defesas. Até que o Grêmio marcou o segundo gol, aos 40′ do segundo tempo. Com a derrota, o Coxa deixou o G4.
A quarta colocação agora é do Botafogo, que somou a mesma pontuação (15) do Coritiba, e pelos critérios e a vitória sobre o Vasco, por 3 a 1, no Estádio Nilton Santos, passa a integrar o grupo dos quatro primeiros colocados na competição. O Vasco desceu para o 11º lugar, com 12 pontos.
Em terceiro lugar aparece o Santos, que somou 16 pontos com a vitória sobre o Vitória-BA, por 2 a 0, no Barradão. O Alvinegro praiano conquistou o resultado com dois gols do colombiano Copete, que contou com duas assistências de Bruno Henrique. Na 10ª rodada o Santos recebe o Sport, na Vila.
O Fluminense chegou à 6ª colocação batendo o Avaí, por 3 a 0, na Ressacada. Com os três pontos conquistados, o Tricolor das Laranjeiras chegou à mesma pontuação (14), mas na frente da Ponte Preta (7º) e do Flamengo (8º). Com a derrota, o Avaí passou a ser o lanterna do campeonato, com apenas 5 pontos.
A Macaca se deu bem na 9ª rodada do Brasileirão 2017. Recebeu o Cruzeiro no Moisés Lucarelli e venceu por 1 a 0, com gol marcado pelo atacante Lucca, aos aos 36′ do primeiro tempo. A Raposa é o 12ª colocada, com 11 pontos.
O Flamengo proporcionou uma grande vitória aos torcedores rubro-negros. O Mengão venceu de goleada a Chapecoense, no Estádio Luso-Brasileiro. O centroavante Guerrero marcou três gols na partida e Diego os outro dois. Victor Ramos marcou o único gol da Chapecoense, que desceu para o 10ª posição atrás do Palmeiras, ambos com a mesma pontuação (13).
O Verdão paulista somou mais três pontos nesta rodada, derrotando o Atlético de Goiás pelo placar mínimo, no Allianz Parque. Após efetuar uma linda jogada individual, Guerra passou a bola para o colombiano Borja, que ficou à vontade para marcar o único gol do jogo, aos 46′ do primeira etapa. Com mais uma derrota, o Dragão ocupa agora a penúltima colocação do torneio.
No Estádio Independência, Atlético mineiro e Sport realizaram um grande jogo, com dois gols para cada lado. O Leão pernambucano jogou melhor que o Galo mineiro, e empatou com um gol de pênalti marcado por Diego Souza, aos 20′ do segundo tempo. Primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Atlético-MG tem 10 pontos e joga na próxima rodada contra a Chapecoense, na Arena Condá.
Com um ponto a menos, o Sport é o primeiro na lista dos quatro últimos colocados, seguido de Vitória-BA, Atlético-GO e Avaí, na lanterna. Próximo adversário da equipe pernambucana será o Santos, na Vila Belmiro.
O São Paulo andou muito perto de quebrar o tabu de nunca ter vencido o Atlético paranaense na Arena da Baixada na história co campeonato brasileiro. O tricolor paulista tomou o primeiro e único gol da partida muito cedo. E mesmo tendo dominado grande parte da partida, especialmente no segundo tempo, não conseguiu chegar ao empate.
O rubro-negro paranaense marcou aos 4 minutos de jogo, quando Wanderson aproveitou sobra de bola dentro da pequena área e estufou as redes. Depois, ao longo da partida o Furacão passou a jogar na defensiva administrando o mesmo resultado que já conseguira na rodada anterior, para garantir os três pontos.
Com o resultado o Atlético, que pega o Vitória em casa, na próxima, somou 11 pontos, saindo da ZR e pulando para o 13ª colocação. Justamente na frente do São Paulo, com 10, que caiu para o 14º lugar na tabela de classificação. O Tricolor Paulista enfrentará o Fluminense na próxima rodada.
Guaraci Celso Primo é do Paraná, Sul do Brasil.
Bacharel em Administração. Ex-servidor da Previdência e ex-Banco do Brasil.
Com o propósito simples — mas essencial — de ser útil de alguma forma, Guaraci Primo apresenta neste espaço um reflexo de seus interesses e experiências. Seus gostos por literatura, cinema, futebol, humor e política, o tornaram um redator ao longo dos anos e através de suas postagens, você encontrará um mix equilibrado de opinião, informação e entretenimento, sempre ilustrado com imagens e vídeos de qualidade.
Guaraci acredita que autoaperfeiçoamento, força de vontade e motivação são pilares fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.
Ele também vê a web como um extraordinário instrumento democrático para a divulgação de ideias, conhecimento e reflexão.
— É exatamente isso, que pretendo oferecer por aqui:
um espaço livre, criativo e acessível, onde o pensamento crítico e o bom humor caminham lado a lado.
Com determinação e leveza, espero alcançar o maior número possível de pessoas — e que cada visitante se sinta à vontade para expressar suas opiniões de forma civilizada e democrática, sem distinção de sexo, raça, credo ou condição social.
Guaraci Primo.
Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara. Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, Guaraci iniciou o projeto em 2008 como uma forma de unir duas de suas grandes paixões: o esporte e o jornalismo.
Com experiência acumulada em redação, análise e curadoria de conteúdo, ele construiu ao longo de mais de uma década um espaço respeitado, reconhecido pela credibilidade e pela forma equilibrada de tratar temas sensíveis.
Sua visão editorial se baseia na ideia de que informar é um ato de cidadania, e que todo leitor merece acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a consciência crítica.
Sob sua liderança, o Blog Seu Guara segue fiel à sua essência: falar com verdade, ouvir com respeito e publicar com responsabilidade.