Na 25ª rodada do Brasileirão 2016, que começou com seis jogos na quarta-feira (14) e concluída nesta quinta-feira com quatro partidas, o Palmeiras manteve a liderança ao empatar com o vice-líder Flamengo, somando 48 pontos. Com um jogador a mais desde o primeiro tempo, o Verdão paulista chegou ao empate com gol marcado por Gabriel Jesus, aos 37′ da etapa final. Alan Patrick, abriu o placar para o Mengão, aos 17 minutos.
Diferença entre os dois times permanece em 1 ponto. Na próxima, o Palmeiras tem o clássico contra o Timão, sábado (17), às 16:00 horas, na Arena Corinthians. O Flamengo defende a vice-liderança diante do Figueirense, domingo, às 11 da manhã, no Pacaembu.
Disputa no G4 continua acirrada, com o Atlético mineiro se garantindo em terceiro lugar vencendo o Sport, por 1 a 0, no Independência. Gol da vitória do Galo foi marcado por Júnior Urso (ex-Coritiba), aos 13′ do segundo tempo. O Sport teve o goleiro Magrão expulso, que colocou a mão na bola fora da área, ao 40′ da etapa inicial. Contudo, o Leão do Norte não se entregou e quase empatou a partida, aos 44′ do segundo tempo. Antes, o atacante Fred perdeu um gol feito. Cara a cara com o goleiro chutou na trave.
O Galo somou 45 pontos. Tem dois a menos que o Flamengo e três a mais que o Santos. O Peixe se manteve na quarta colocação com a vitória sobre o Botafogo, por 1 a 0. O lateral Zeca, marcou o gol santista ao 3 minutos de jogo. Fogão teve várias chances de chegar ao gol de empate e merecia melhor sorte. Jogou melhor até o último lance do segundo tempo, quando o goleiro Sidão quase marcou um gol antológico de bicicleta. O Botafogo ocupa o 11º lugar com 35 pontos.
O Corinthians ficou em quinto lugar ao empatar com o Coritiba em 1 a 1, no Couto Pereira. Timão tem 41 pontos, seguido da Ponte Preta, em sexto, com 38. A Macaca segue em boa campanha no Campeonato Brasileiro 2016. Recebeu o Grêmio na quarta-feira (14), no Moisés Lucarelli, e venceu por 3 a 0. O tricolor gaúcho caiu para a 8ª colocação, atrás do Fluminense, ambos com 37 pontos.
O tricolor carioca foi surpreendido pela Chapecoense, que igual a Ponte vem realizando bons jogos dentro da competição. A equipe catarinense venceu o Tricolor das Laranjeiras de virada, por 2 a 1, no Giulite Coutinho, e é o 9º colocado, também com 37 pontos. Com a vitória, a Chapecoense superou o Atlético paranaense, que caiu para o 10º lugar com a derrota inesperada para o Santa Cruz, por 1 a 0, no Arruda. O “Santinha” continua na penúltima colocação, com 23 pontos.
Na Zona do rebaixamento, o Figueirense é o primeiro da lista. Perdeu a chance de cair fora ao ceder o empate ao lanterna América-MG, quando vencia o jogo por 2 a 0, no Orlando Scarpelli. Com este resultado somou 28 pontos, contra 29 do Vitória-BA, agora o primeiro fora do grupo dos quatro últimos. A equipe baiana venceu o Internacional em pleno Beira-Rio, por 1 a 0. Colorado se complica ainda mais na Zona perigosa, com dois pontos a menos (27), que seu adversário nesta rodada.
O Vitória-BA, joga a próxima contra o Botafogo, no Barradão. O Internacional tem confronto direto na ZR, diante do lanterna América-MG, no Independência. Como o Inter, o Cruzeiro também ficou em situação delicada no Campeonato Brasileiro 2016. Vindo de derrota para o Botafogo na rodada anterior, a Raposa perdeu para o São Paulo, por 1 a 0, no Morumbi, ficando com 29 pontos beirando a ZR em 15º lugar. Tricolor paulista é o 12º colocado, com 34 pontos, na frente de Sport e Coritiba, ambos com 30.
Na próxima rodada, o Cruzeiro tem o clássico contra o Atlético-MG, no Mineirão. O São Paulo enfrenta o Atlético paranaense, na Artena da Baixada. E o Coritiba, em 14º lugar, jogará contra o Sport, 13º colocado na tabela de classificação. O confronto está marcado para a Ilha do Retiro, às 16:00 horas, no domingo (18).
Guaraci Celso Primo é do Paraná, Sul do Brasil.
Bacharel em Administração. Ex-servidor da Previdência e ex-Banco do Brasil.
Com o propósito simples — mas essencial — de ser útil de alguma forma, Guaraci Primo apresenta neste espaço um reflexo de seus interesses e experiências. Seus gostos por literatura, cinema, futebol, humor e política, o tornaram um redator ao longo dos anos e através de suas postagens, você encontrará um mix equilibrado de opinião, informação e entretenimento, sempre ilustrado com imagens e vídeos de qualidade.
Guaraci acredita que autoaperfeiçoamento, força de vontade e motivação são pilares fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.
Ele também vê a web como um extraordinário instrumento democrático para a divulgação de ideias, conhecimento e reflexão.
— É exatamente isso, que pretendo oferecer por aqui:
um espaço livre, criativo e acessível, onde o pensamento crítico e o bom humor caminham lado a lado.
Com determinação e leveza, espero alcançar o maior número possível de pessoas — e que cada visitante se sinta à vontade para expressar suas opiniões de forma civilizada e democrática, sem distinção de sexo, raça, credo ou condição social.
Guaraci Primo.
Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara. Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, Guaraci iniciou o projeto em 2008 como uma forma de unir duas de suas grandes paixões: o esporte e o jornalismo.
Com experiência acumulada em redação, análise e curadoria de conteúdo, ele construiu ao longo de mais de uma década um espaço respeitado, reconhecido pela credibilidade e pela forma equilibrada de tratar temas sensíveis.
Sua visão editorial se baseia na ideia de que informar é um ato de cidadania, e que todo leitor merece acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a consciência crítica.
Sob sua liderança, o Blog Seu Guara segue fiel à sua essência: falar com verdade, ouvir com respeito e publicar com responsabilidade.