O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a dizer nesta quinta-feira (27) que não houve caixa-preta no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A declaração foi feita durante transmissão ao vivo nas redes sociais: Bolsonaro havia dito que apresentaria relatórios do banco comprovando irregularidades em bancos oficiais, estatais e ministérios nos últimos 20 anos, mas acabou admitindo que não existem ilegalidades.
“Tudo foi legal. Não houve caixa-preta. Caixa-preta era aquele período, onde não podia se divulgar nada, inclusive os contratos com outros países por decisão judicial”, disse Bolsonaro, ao lado do presidente da estatal, Gustavo Montezano.
Ele vinha prometendo divulgar relatórios para comprovar as irregularidades. Só que não apresentou nenhuma prova, mas seguiu atacando o ex-presidente Lula. “Vai acontecer o que aconteceu no passado. Não vai ser diferente. O que a gente tem informações aqui – eu não tenho provas – é que está tudo pronto para o futuro possível governo do Lula”, declarou.
Bolsonaro propaga fake news
Em segundo lugar nas pesquisas, Bolsonaro demonstra desespero. Ele citou, sem comprovar, um empréstimo do BNDES a Cuba quando Lula era presidente. O chefe do Executivo federal falou sobre a construção do Porto de Mariel. Em troca, segundo o propagador de mentiras, o Brasil aceitou charutos como garantia, caso os cubanos não pagassem o empréstimo.
“Você imagina, R$ 3,6 bilhões em charuto? […] É muito amor por Fidel Castro. Com toda certeza”, ironizou Bolsonaro.
Confira o vídeo:
“Foi tudo legal. Não houve caixa-preta”, diz @jairbolsonaro sobre o BNDES.
Ao lado do presidente da instituição, Bolsonaro admitiu que operações em governos passados foram feitas dentro da legalidade. pic.twitter.com/esfd1XbFcN
— Metrópoles (@Metropoles) January 27, 2022
Imagem: reprodução

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br