Compartilhe nosso(s) artigo(s)
O Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta quinta-feira (17) o julgamento de três ações sobre a legalidade das prisões após condenação em segunda instância. As ações foram movidas pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelos partidos PCdoB e Patriota.
No entendimento adotado pela Suprema Corte em 2016, o réu que for condenado em 2ª instância pode ser preso e esperar, na cadeia, o desenrolar de novos recursos. Ou seja, autoriza o início da execução da pena antes do trânsito em julgado.
Se a maioria dos ministros o STF decidir que condenados só devem começar a cumprir a pena após trânsito em julgado, poderão ser libertados o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro José Dirceu e outros 13 condenados em segunda instância na Lava Jato que tiveram mandados de prisão expedidos e cumprem pena em regime fechado.
É possível ainda que, se confirmada a mudança, os ministros deliberem também o alcance que terá a nova decisão.
O julgamento inicia com a leitura do processo pelo relator, o ministro Marco Aurélio Mello, contendo 17 páginas do que vai ser analisado. Na sequência, o plenário ouve os autores das três ações e depois a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia Geral da União (AGU). Depois do parece da PGR e AGU, 10 entidades fazem suas considerações. Dentre elas, defensorias públicas do Rio de Janeiro, de São Paulo e da União, o Instituto Iberoamericano de Direito Público e a entidade Conectas Direitos Humanos.
A votação dos onze ministros só vai começar na sessão seguinte, marcada para às 09:30 horas da quarta-feira da semana que vem e deve se estender até o fim da tarde. O expectativa é que a votação comece e termine no mesmo dia, colocando um ponto final na questão.
Assista ao julgamento ao vivo:

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
Relacionado