Publicado por Juan O’Keeffe, no DCM – O filósofo grego Aristóteles, nascido em 384 a.c. foi um dos personagens mais influentes na cultura da civilização ocidental. Uma de suas obras clássicas foi Ética a Nicômaco onde aborda o que muitos consideram a fundação da ética. A ideia central da obra é de que o caminho para uma vida de bem-estar e felicidade, o que chamou de eudaimonia, está no desenvolvimento da excelência de caráter.
A excelência do caráter por sua vez é atingida por meio do cultivo a virtudes, ao que deu o nome de aretê.
O vício é o contrário de virtude. Ser confiante é a virtude que fica entre os vícios da timidez, que é a deficiência de confiança e a arrogância, que é o excesso. Generosidade é a virtude que fica entre os vícios da mesquinhez e da extravagância onde se esbanja e gera-se desperdícios.
Da mesma forma devemos buscar a virtude da coragem sem sermos medrosos de um lado e nem imprudentes e inconsequentes do outro. Um é a deficiência de coragem e o outro é o excesso de coragem. Ou seja, ser uma pessoa corajosa não significa se jogar de qualquer maneira numa situação de perigo. Uma pessoa corajosa toma riscos mas de forma calculada para que o resultado final seja positivo. É tomar a atitude certa na situação determinada. Talvez isso signifique buscar ajuda numa situação em que não se possa resolver sozinho.
Para Aristóteles a virtude se adquire pelo hábito. Se você praticar uma virtude de novo, de novo e de novo, eventualmente você irá torná-la parte do seu caráter. Você aprende as virtudes praticando-as. Virtudes devem ser praticadas regularmente para fortalecê-las. Nesse mundo de superficialidades que vivemos, voltar à virtudes é voltar a nossa raiz e essência como seres humanos.
Imagem: reprodução
*Juan O’Keeffe é empreendedor, bacharel e mestre em Administração de Empresas e escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog Evolução Pessoal.

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br

