Por Caíque Lima, no DCM: A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que prestadores de serviços cortem o acesso de aproximadamente 5 milhões de “gatonets” no país. Com ajuda da Polícia Federal, o órgão retirou de circulação 1,4 milhão de aparelhos clandestinos que seriam vendidos. A informação é do Estadão.
Os aparelhos permitiam que o usuário utilizasse serviços fechados de aplicativos, como streamings de filmes, de maneira clandestina. A determinação da Anatel começa a valer nesta quinta (9) e o corte será feito remotamente pelos prestadores de serviços, sem que seja necessário entrar na casa dos usuários.
A identificação dos aparelhos clandestinos ocorre após avaliação técnica de um modelo específico. Posteriormente, são identificados os endereços dos servidores acionados pelos equipamentos e uma denúncia é feita contra os equipamentos. Por fim, a Anatel autoriza o bloqueio na rede dos produtos clandestinos.
A Anatel havia recebido informações do uso generalizado do recurso, fez uma avaliação dos dados recebidos e apontou a lista de equipamentos que devem ser bloqueados.
Os aparelhos são comercializados livremente pelo país, até mesmo em lojas com a Amazon, que possui serviço fechado de streaming, o Amazon Prime. Empresas como Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza e Marcado Livre também oferecem modelos dos equipamentos clandestinos.
Imagem: reprodução

Guaraci Celso Primo é do Paraná, Sul do Brasil.
Bacharel em Administração. Ex-servidor da Previdência e ex-Banco do Brasil.
Com o propósito simples — mas essencial — de ser útil de alguma forma, Guaraci Primo apresenta neste espaço um reflexo de seus interesses e experiências. Seus gostos por literatura, cinema, futebol, humor e política, o tornaram um redator ao longo dos anos e através de suas postagens, você encontrará um mix equilibrado de opinião, informação e entretenimento, sempre ilustrado com imagens e vídeos de qualidade.
Guaraci acredita que autoaperfeiçoamento, força de vontade e motivação são pilares fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.
Ele também vê a web como um extraordinário instrumento democrático para a divulgação de ideias, conhecimento e reflexão.
— É exatamente isso, que pretendo oferecer por aqui:
um espaço livre, criativo e acessível, onde o pensamento crítico e o bom humor caminham lado a lado.
Com determinação e leveza, espero alcançar o maior número possível de pessoas — e que cada visitante se sinta à vontade para expressar suas opiniões de forma civilizada e democrática, sem distinção de sexo, raça, credo ou condição social.
Guaraci Primo.
Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara. Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, Guaraci iniciou o projeto em 2008 como uma forma de unir duas de suas grandes paixões: o esporte e o jornalismo.
Com experiência acumulada em redação, análise e curadoria de conteúdo, ele construiu ao longo de mais de uma década um espaço respeitado, reconhecido pela credibilidade e pela forma equilibrada de tratar temas sensíveis.
Sua visão editorial se baseia na ideia de que informar é um ato de cidadania, e que todo leitor merece acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a consciência crítica.
Sob sua liderança, o Blog Seu Guara segue fiel à sua essência: falar com verdade, ouvir com respeito e publicar com responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br

