Compartilhe nosso(s) artigo(s)
O Governo de Dilma Rouseff resolveu meter a mão na Bolsa e ajudar a Família do setor industrial. Trocadilhos a parte, nesta terça-feira, 02/08/2011, foi anunciado pela presidente o Plano Brasil Maior. O objetivo do Plano é aumentar a competitividade da indústria nacional, e fortalece-la através de um conjunto de medidas contra a valorização do real frente ao dólar. De olho na concorrência estrangeira, a nova política industrial prevê, dentre outras medidas, a desoneração de tributos, mais prazo e menos juros para financiamentos, e “instituição de um ‘prêmio’ de 25% nas licitações para que se comprometer a gerar empregos e renda no Brasil em vez de comprar importados”.
No
Plano Brasil Maior estão previstos R$ 25 bilhões em desonerações em 2 anos, e o desembolso de R$ 500 bilhões do BNDES até 2014.
Para ver o detalhamento de todas as medidas, clique aqui.
Na ocasião do anuncio do Plano, também foi comunicado a instalação do novo Conselho Nacional de Desenvolvimento industrial (CNDI), formado por 13 ministros, pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e por 14 representantes da sociedade civil.
Alguns setores importantes da sociedade, públicos e privados, além de personalidades representativas do mundo politico e econômico, acharam que
é preciso tempo para avaliar o conjunto das medidas para a nova politica industrial. Dentro deles há os que julgaram o Plano “tímido e insuficiente”. Não seriam os mesmos que defendem o Estado mínimo na economia brasileira? Diante da crise econômica global, que assola nações do primeiro mundo, ao que parece o governo demonstra que não está inerte. E sim, buscando proteger a economia nacional da competição predatória, oferecendo facilitadores às industrias nacionais, para que juntos superem as dificuldades oriundas de crises econômicas mundiais.
Com informações de: Industria-Economia/IG

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
Relacionado