Compartilhe nosso(s) artigo(s)
Engana-se quem pensa que o futebol, assim como a religião, seja o ópio do povo, e que os grandes craques são desprovidos de sentimentos nobres. Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, anunciou no início do mês que irá doar a chuteira de ouro que recebeu como prêmio em 2011, estimada
no valor de 1,5 milhão de euros, para apoio a entidades de educação da
Palestina.
O prêmio “chuteira de ouro” é concedido ao jogador com maior número de gols em competições europeias durante a temporada. Cristiano marcou 41 gols, contra 30 de Lionel Messi, o melhor do mundo atualmente, e seu principal rival na disputa.
Há quem o ache meio “marrento” e arrogante, mas não se pode negar seu grande talento com a bola que o colocou sempre entre os melhores do mundo na modalidade. O gesto do jogador não é novidade. Em outra ocasião leiloou parte de suas chuteiras e uniformes também para arrecadar fundos para a Palestina.
O valor da chuteira equivale a mais que um salário mensal do jogador. Mas, o ato em si vai além de valores monetários. É um exemplo de cidadania e humanismo cada vez mais raro entre jovens e adultos em todo o mundo.
No Brasil, temos alguns poucos exemplos de atos nobreza entre craques consagrados. No momento, fora o comportamento de alguns para permanecer sempre na mídia e outros que nela aparecem negativamente por conduta imprópria, temos ação de Romário (agora deputado) junto à entidade de assistência às crianças portadoras de deficiência física.
Leonardo, Raí, Cafu, todos integrantes da seleção brasileira fundaram institutos de apoio a crianças e adolescentes carentes para a prática de esportes. Além do Dr. Sócrates, o jogador brasileiro mais atuante na política do Brasil. O craque consagrado no Corinthians e seleção, falecido ano passado, participou ativamente nas campanhas pelo democracia no país.
Todavia, lamentavelmente há uma legião de jogadores milionários e alienados, falsos heróis sem caráter, amor à pátria e despolitizados.
Fonte: VioMundo
informação e imagens: lanceactivo

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
Relacionado