1 – Checar a presença de informações obrigatórias por lei
Segundo a lei do e-commerce é necessário que todas as lojas virtuais apresentem as seguintes informações:
Telefone;
Endereço físico;
CNPJ ou CPF;
E-mail para contato ou link para página que possua formulário de contato;
Ao entrar em uma loja virtual verifique se a mesma exibe as informações citadas acima.
A ausência de alguma destas informações carateriza o descumprimento da lei, e não dá para confiar em uma empresa que não cumpre sequer o básico da legislação não é mesmo?
Se quiser ir mais além, você pode ligar para o telefone ou enviar um e-mail / contato para testar a qualidade do atendimento.
2 – Checar se a loja protege os seus dados
Ter os dados roubados enquanto navega na internet pode ser um pesadelo sem tamanhos, principalmente se os dados roubados forem os números do cartão de crédito, RG, CPF, etc.
Uma maneira simples de verificar se a loja virtual protege os seus dados é confirmar a presença do cadeado verde na barra de endereços do seu navegador de internet.
Este cadeado deve estar presente ao menos nas páginas em que você precise inserir os dados pessoais ou de pagamento.
Veja exemplo:

Este cadeado significa que a loja está utilizando um protocolo seguro em que os dados transmitidos são todos criptográfados.
3 – Cheque se a página inicial da loja contém links para páginas de políticas de trocas / devoluções
Ainda segundo a lei do e-commerce, é necessário que toda loja virtual inclua informações sobre a política de troca / devolução de um produto adquirido.
É comum que as lojas virtuais centralizem estas políticas em uma única página, mas pode haver casos em que estas informações sejam especificadas diretamente na página de exposição do produto.
Sendo assim, verifique o site em busca das políticas de trocas e devoluções e, caso não as encontre, não confie na loja, pois a mesma já está desrespeitando a legislação.
4 – Procure por certificados de segurança
Antes de comprar em uma loja desconhecida verifique se existem selos de certificação de segurança no rodapé do site e clique sobre eles para obter maiores informações.
Nos casos em que o certificado não for clicável, considere-o como inválido.
Veja exemplo de selo de segurança:

5 – Pesquise pela reputação da loja no Reclame Aqui
O Reclame Aqui é o maior site de defesa dos direitos do consumidor do Brasil.
Lá os consumidores que enfrentam problemas com empresas postam reclamações sobre as ocorrências e aguardam por um contato da empresa, que também monitora a ferramenta.
Se uma loja virtual não for confiável e apresentar problemas com fraudes, atrasos de entrega e até mesmo qualidade dos produtos, certamente haverão reclamações no Reclame Aqui sobre isto.
Recapitulando
É isto, agora você já conhece os passos que deve executar para determinar se uma loja virtual é segura e confiável.
Fonte: Nataniel Lima do 180graus
Imagem: reprodução/teclandotudo

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
