Obsoletas, no curto prazo, ouvimos muitas pessoas dizerem. Embora seja verdade que as senhas não são a maneira mais conveniente de se autenticar e são inerentemente inseguras, o seu descarte não deve ser tão rápido.
A principal vantagem de senhas é que todo mundo pode usá-las imediatamente. Não há necessidade de amarrar-se a um token de autenticação específico, localização ou smartphone. Pode parecer estranho para alguns, mas forçar os usuários a possuir um smartphone – ou pedir a uma empresa a oferecer um aparelho aos seus funcionários – pode ser muito caro.
Mesmo que as senhas sejam complementadas por outros métodos de autenticação, elas ainda serão um método secundário. O que aconteceria se o seu telefone ou token fosse roubado? Nós ainda não estamos preparados para um mundo sem senhas, mesmo que achemos a ideia de nos livrar delas muito tentadora.
O ideal é aprendermos a usá-las corretamente a nosso favor. Não é tão difícil:
- Use uma senha diferente para cada serviço online. A ideia de fazer isso manualmente parece difícil, mas o ideal é utilizar um gerenciador de senhas. Existem várias opções disponíveis e muitas são gratuitas;
- Use uma senha mestre longa e difícil de adivinhar para o gerenciador de senhas. Se existe no dicionário, não é uma boa senha. Aqui está uma maneira de chegar a uma senha mestre segura: usar as iniciais de uma frase muito longa, como “Imagine que não há nenhum céu”; “É fácil se você tentar”; “Nenhum inferno abaixo de nós”; “Acima de nós apenas o céu”. Adicionar vírgulas e outros sinais de pontuação para dificultar é um bônus. Essa já será uma senha melhor do que a maioria das pessoas usa;
- Não dependa apenas de senhas. Sim, nós dissemos que as senhas não vão ser extintas tão cedo, mas se você puder, use o segundo fator de autenticação disponível. Um smartphone é uma boa escolha, já que muitos serviços podem usar um para autenticar – seja por meio de um aplicativo ou mensagens de texto.
As senhas não devem sair de moda tão cedo, mesmo que apenas para a facilidade de uso. Isso não quer dizer que elas serão sempre o único método de autenticação utilizado – e elas não devem ser. Complementá-las com mais fatores (dois, ou até três!) é o melhor caminho a percorrer.
*David Sancho é pesquisador sênior de ameaças da Trend Micro.

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
.jpg)
