Com o encerramento das quartas de final neste domingo (08, foram definidos os semifinalistas do Campeonato Paranaense 2026. O Athletico-PR foi o primeiro a garantir a vaga nas semifinais da competição vencendo mais uma vez o Foz do Iguaçu, por 3 a 1, no Estádio ABC, e com goleada por 5 a 0 no primeiro jogo. Depois, o Londrina se classificou eliminando o São Joseense nos pênaltis, com empate em 1 a 1 no tempo normal de jogo, no Estádio do Café. O jogo de ida, realizado no Couto Pereira, terminou com o mesmo placar. No começo da noite de domingo (08), simultaneamente, às 18h30, foram conhecidas outras duas equipes classificadas. No Estádio Os Pioneiros, em Pato Branco (PR), o Operário de Ponta Grossa garantiu a vaga nas semifinais vencendo o Azuriz, por 2 a 0, mesmo placar do jogo de ida, no Germano Krüger. O Coritiba também avançou com certa tranquilidade vencendo o Cianorte por 1 a 0, fora de casa, e na volta por 2 a 0, quebrando um jejum de mais de 120 dias sem vencer no Couto Pereira.

No Couto Pereira, o Coritiba teve a chance de abrir o placar contra o Cianorte logo aos 2 minutos de jogo. Enzo Vágner sofreu falta de Wesley dentro da área e após consulta ao VAR, o árbitro confirmou o pênalti. Mas, Josué desperdiçou acertando a trave. O primeiro gol do Coxa saiu aos 8 minutos. Josué se redimiu do pênalti perdido e deu um passa perfeito para Fabinho dominar de frente para o gol e finalizar para o fundo das redes. O Coritiba tinha mais dominio do jogo e teve boa oportuinidade de ampliar ao 32′, mas Jakão salbou quase em cima da linha de gol a finalização de Felipe Guimarães.
No segundo tempo, o Cianorte tentou buscar o ataque, mas sem espaço suficiente para desenvolver boas jogadas. E aos 27′, o Coxa aproveitou um erro na defesa do adversário para marcar o segundo gol. Enzo Vágner ganhou a disputa contra o zagueiro dentro da área e bater firme para a boa defesa de Felipe Garcia. A bola chegou para Josué dominar na risca da grande área e bater colocado no canto e marcar 2 a 0 Coritiba. No final da partida, o Leão do Vale ficou com um a menos, com a expulsão de Cristovam. O Coritiba conduziu confronto com tranquilidade até o final e garantindo a sua classificação para as semifinais do Paranaense 2026.

Operário-PR garante a vaga nas semifinais do Paranaense 2026 com duas vitórias sobre o Azuriz
No Estádio dos Pássaros, denominado Os Pioneiros, em Pato Branco (PR), o Operário de Ponta Grossa (PR) se classificou para as semifinais do Campeonato Paranaense 2026, com vitória por 2 a 0. Mesmo placar do jogo de ida das quartas de final, no Germano Krüger. O Fantasma da Vila, atual campeão paranaense, chegou à vitória com dois belos gols marcados pelo colombiano Edwin Torres, recém contrado pelo Operário-PR, outro por Boschilia (ex-Coritba). Com início bastante disputado e duas boas chances de cada lado. Léo Gaúcho quase abriu o placar para o Fantasma, com um chute cruzado. Depois, o Gralha Azul assustou em boa finalização de Hygor Moraes. A equipe pontagrossense jogava melhor e abriu o placar aos 33 minutos. Vinicius Diniz fez um ótimo lançamento para Edwin Torres chegar em velocidade e bater por cobertura enganando o goleiro Enzo marcando um belo gol para colocar o Operário-PR em vantagem.
Na etapa final, aos 9 minutos, a equipe de Pato Branco (PR) teve a chance de chegar ao empate em cobrança de pênalti. Mas, Maranhão cobrou no meio do gol e o goleiro Wagner defendou com os pés. O lance desanimou os jogadores do Azuriz e o Fantasma aproveitou a queda de rendimento do adversário para marcar o segundo gol e sacramentar a vitória. Na saída de bola, Maranhão perdeu a disputa com Léo Gaúcho e Boschilia ficou livre para tocar de cavadinha por cima do goleiro Enzo e marcar 2 a 0 Operário-PR, aos 32 minutos. O time da casa terminou a partida com dois jogadores a menos. Primeiro, aos 36′, Maranhão fez falta dura em Lé Gaúcho e após consulta ao VAR recebeu cartão vermelho. E, aos 43′. Gabriel Zeca recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) já definiu datas e horários das semifinais do Campeonato Paranaense 2026: o jogo de ida entre Operário-PR e Coritiba foi marcado para o dia 14/02 (sábado), às 16h, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR). O jogo da volta acontece no Couto Pereira, em Curitiba, dia 21/02 (domingo), às 16h. Londrina e Athletico-PR jogam o primeiro jogo no Estádio do Café, domingo (15/02), às 18h30, e decidem a vaga na final no dia 22/02 (domingo), às 16h, na Arena da Baixada.
Fonte: FPF/Gazeta Esportiva/UmDoisesportes

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br