Não só no mundo corporativista da empresa ou seja lá o lugar onde trabalhamos, acredito que o exercício do bom humor seja fundamental para o convívio harmonioso entre as pessoas.
Então vamos tentar desconstruir o conceito ou a crença de que a segunda feira seja o dia destinado a se viver com mal humor. Desconsidere primeiramente que este seja um dia diferente dos outros só por que alguns resolveram chamá-lo de dia da ressaca. Já no domingo, ao final da noite desligue a televisão, para evitar ouvir certas vinhetas dos imutáveis programas dominicais, que prenunciam que amanhã é segunda feira. Até mesmo por que, alguém vai comentar com você se aconteceu alguma coisa importante. Dê preferência a leitura de um bom livro, ou a ouvir suas musicas preferidas, por exemplo. Vá para a cama mais cedo do que de costume, já que uma boa noite de descanso propicia um bom dia seguinte.
O primeiro passo está dado. Após levantar alguns minutos antes do horário costumeiro, verá que isso já quebrará parte da crença de que segunda é dia de preguiça e ajudará a encará-lo como um dia normal. Chegando para trabalhar, não que seja inevitável, mas procure encontrar primeiro àquelas pessoas que você conhece, que por natureza são bem-humoradas. Certamente você receberá as primeiras palavras que te motivarão a tomar impulso para viver um bom dia de trabalho e de vida. Pelo menos na segunda feira é recomendável evitar portadores da síndrome da segunda feira que é altamente transmissível. Porém, salvo casos patológicos, esta manifestação gera comportamentos inadequados que vão melhorando com o decorrer da semana, e desaparecem definitivamente com a chegada da sexta-feira. Mas, os sintomas podem voltar se a pessoa não for devidamente tratada com um medicamento que sugere cura definitiva a custo zero. Trata-se do “Sotia”, (nome de remédio) cuja “bula”, você pode verificar em Recanto das Letras, em publicação da Cris, autora do blog Intensamente.
Não seria demais sugerir a leitura de um dos causos do Eurico de Andrade, antes de seguir para o trabalho.
E como acreditamos que segunda feira é o melhor dia para manifestar bom humor, é o dia que escolhemos para postar um vídeo ou uma tirinha, como esta do Rob Maia.

Guaraci Celso Primo é do Paraná, Sul do Brasil.
Bacharel em Administração. Ex-servidor da Previdência e ex-Banco do Brasil.
Com o propósito simples — mas essencial — de ser útil de alguma forma, Guaraci Primo apresenta neste espaço um reflexo de seus interesses e experiências. Seus gostos por literatura, cinema, futebol, humor e política, o tornaram um redator ao longo dos anos e através de suas postagens, você encontrará um mix equilibrado de opinião, informação e entretenimento, sempre ilustrado com imagens e vídeos de qualidade.
Guaraci acredita que autoaperfeiçoamento, força de vontade e motivação são pilares fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.
Ele também vê a web como um extraordinário instrumento democrático para a divulgação de ideias, conhecimento e reflexão.
— É exatamente isso, que pretendo oferecer por aqui:
um espaço livre, criativo e acessível, onde o pensamento crítico e o bom humor caminham lado a lado.
Com determinação e leveza, espero alcançar o maior número possível de pessoas — e que cada visitante se sinta à vontade para expressar suas opiniões de forma civilizada e democrática, sem distinção de sexo, raça, credo ou condição social.
Guaraci Primo.
Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara. Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, Guaraci iniciou o projeto em 2008 como uma forma de unir duas de suas grandes paixões: o esporte e o jornalismo.
Com experiência acumulada em redação, análise e curadoria de conteúdo, ele construiu ao longo de mais de uma década um espaço respeitado, reconhecido pela credibilidade e pela forma equilibrada de tratar temas sensíveis.
Sua visão editorial se baseia na ideia de que informar é um ato de cidadania, e que todo leitor merece acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a consciência crítica.
Sob sua liderança, o Blog Seu Guara segue fiel à sua essência: falar com verdade, ouvir com respeito e publicar com responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br
