O Santos venceu o Coritiba por 2 a 1, na Vila Belmiro, e saiu da zona do rebaixamento do Brasileirão 2023. Com a vitória, o Alvinegro praiano abriu dois pontos de vantagem sobre o Goiás, agora o primeiro na lista dos quatro últimos colocados seguido do Vasco, com 30 pontos. O Cruzmaltino perdeu para o Internacional por 2 a 1, também nesta quinta-feira (26), em São Januário. Assista os melhores momentos das duas partidas, válidas pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O confronto decisivo no Z4 do Brasileirão 2023 entre Santos e Coritiba, na Vila Belmiro, desde o início foi marcado por muita polêmica envolvendo a arbitragem. O Peixe criou boa chance logo no primeiro minuto de jogo quando Rincón fez um cruzamento e Marcos Leonardo acertou um voleio de primeira obrigando Gabriel a praticar grande defesa. Aos 3 minutos, Lucas Lima cobrou escanteio e Joaquim subiu mais alto que a defesa e cabeceou firme para o fundo das redes abrindo o placar para o Santos. Aos 10 minutos, o Coxa empatou a partida. Em um cruzamento de Victor Luís dentro da área, a bola bateu no braço de Dodô. O árbitro marcou pênalti. E mesmo após a análise do lance sugerida pelo VAR, manteve a marcação da penalidade máxima. Robison cobrou e igualou o placar para o Coritiba.
Depois do empate, o jogo seguiu com certa cautela por parte das duas equipes. Porém, o Santos incentivado pela sua torcida foi ao ataque. Aos 28′, o Peixe levou perigo em um cruzamento perfeito de Lucas Lima para Marcos Leonardo cabecear rente a trave. Na sequência, aos 31′, os atacantes santistas fizeram boa tabela que terminou com a finalização de Marcos Leonardo na rede pelo lado de fora. Aos 37 minutos, mais um lance polêmico proporcionado pela arbitragem. Lucas Lima recebeu na entrada da área e foi derrubado por Willian Farias. Com excessivo rigor na punição da falta, o árbitro aplicou o segundo cartão amarelo causando a expulsão duvidosa do volante do Coxa. Na cobrança da falta, Soteldo mandou com perigo rente ao travessão.
No segundo tempo, mesmo com um a mais, o Santos encontrou dificuldades para criar oportunidades diante da postura defensiva do Coritiba. Insistindo em atacar, o Alvinegro santista teve boa chance em uma cobrança de falta e conclusão de Marcos Leonardo com certo perigo, aos 16 minutos. Depois aos 19′, em um cruzamento de Jean Lucas que Julio Furch cabeceou acertando a trave. Pressionando constantemente, o Peixe passa a frente no placar quando Soteldo recebeu no lado esquerdo, fez uma linda jogada individual e cruzou na medida para Marcos Leonardo bem colocado na entrada da pequena área cabecear com precisão e marcar o segundo gol do Santos, aos 28 minutos.
O artilheiro santista chegou a ampliar o placar marcando um golaço, ao receber lançamento entre os zagueiros, matar no peito, dar um chapéu no marcador e bater sem chance de defesa para Gabriel. Porém, após análise demorada do lance pelo VAR, o tento foi anulado por impedimento milimétrico do atacante. No final, aos 39′, o Coritiba teve chance de diminuir o placar. Bruno Gomes cobrou falta de longe mandando uma bomba. João Paulo salvou fazendo grande defesa espalmando para escanteio. Debaixo de muita chuva na Vila Belmiro, o confronto seguiu sem alteração no placar até o apito final.
As duas equipes voltam a campo pela 30ª rodada do Brasileirão, no domingo (29), às 18:30 horas. O Santos terá o clássico contra o Corinthians, na Neo Química Arena. O Coritiba joga fora de casa contra o Internacional, no Beira-Rio.
Em São Januário, o Vasco perdeu para o Internacional por 2 a 1. Com o resultado, o Colorado chegou a 11ª posição somando 38 pontos. Mesma pontuação do São Paulo (10º), que perdeu de goleada para o Palmeiras, por 5 a 0, na quarta-feira (25). Para o Cruzmaltino a perda de mais três pontos foi péssimo, que permanece na zona do rebaixamento, com 30 pontos. Um a menos que o Goiás, primeiro na lista dos quatro últimos colocados, que será seu adversário na próxima rodada (30ª), domingo (29), às 16:00 horas, na estádio da Serrinha, em Goiânia.
Contando com o apoio da sua torcida, que lotou São Januário, o Vasco começou pressionando o adversário. E logo aos 4 minutos por pouco não abriu o placar, quando Puma Rodríguez lançou Gabriel Pec que tocou para Vegetti dentro da área bater rasteiro de virada. Rochet defendeu espalmando pra frente e a bola caiu Payet, que foi impedido de concluir pelo zagueiro Mercado bloqueando finalização do atacante francês. Porém, aos poucos o Internacional foi equilibrando as ações e criando boas oportunidades até abrir o placar. Valencia tocou para Alan Patrick, que deu assistência espetacular com um passe perfeito por cobertura para Maurício bater de primeira em frente ao goleiro Leo Jardim e marcar um golaço, aos 19 minutos.
Aos 22 minutos, o Colorado balançou as redes outra vez. Após a finalização de Maurício, Leo Jardim deu rebote e na sobra Enner Valencia mandou para o fundo do gol. Mas o gol foi anulado por impedimento do equatoriano. No segundo tempo, o Vasco voltou melhor e criou boas chances de empatar a partida. Porém, o time gaúcho logo chegou ao segundo gol. Bustos deu um chutão pra frente e Enner Valencia dividiu com a zaga. Bustos ficou com a bola e devolveu para o equatoriano bater na saída de Leo Jardim e marcar 2 a 0 Internacional, aos 14 minutos. Aos 21′, Valencia perdeu uma chance incrível de marcar o terceiro gol.
O Vasco esboçou uma pressão e no final diminuiu o placar. Erick Marcus cruzou da esquerda e Alex Teixeira marcou de cabeça, aos 39 minutos. O gol empolgou a torcida e deu ânimo ao Cruzmaltino, que seguiu pressionando em busca do empate. Vegetti perdeu boa chance ao se enrolar com a bola na hora da finalização facilitando a defesa de Rochet. Já nos acréscimos, a tensão tomou conta dos jogadores do Vasco. Dois deles, Paulinho e Erick Marcus cometeram faltas bobas e foram expulsos de campo com cartão vermelho. No apito final restou grande frustração para os vascaínos. Do outro lado, grande satisfação dos colorados que agora se candidatam a vaga na Sul-Americana e almejar um lugar no grupo de classificação para a Libertadores.
Guaraci Celso Primo é do Paraná, Sul do Brasil.
Bacharel em Administração. Ex-servidor da Previdência e ex-Banco do Brasil.
Com o propósito simples — mas essencial — de ser útil de alguma forma, Guaraci Primo apresenta neste espaço um reflexo de seus interesses e experiências. Seus gostos por literatura, cinema, futebol, humor e política, o tornaram um redator ao longo dos anos e através de suas postagens, você encontrará um mix equilibrado de opinião, informação e entretenimento, sempre ilustrado com imagens e vídeos de qualidade.
Guaraci acredita que autoaperfeiçoamento, força de vontade e motivação são pilares fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.
Ele também vê a web como um extraordinário instrumento democrático para a divulgação de ideias, conhecimento e reflexão.
— É exatamente isso, que pretendo oferecer por aqui:
um espaço livre, criativo e acessível, onde o pensamento crítico e o bom humor caminham lado a lado.
Com determinação e leveza, espero alcançar o maior número possível de pessoas — e que cada visitante se sinta à vontade para expressar suas opiniões de forma civilizada e democrática, sem distinção de sexo, raça, credo ou condição social.
Guaraci Primo.
Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara. Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, Guaraci iniciou o projeto em 2008 como uma forma de unir duas de suas grandes paixões: o esporte e o jornalismo.
Com experiência acumulada em redação, análise e curadoria de conteúdo, ele construiu ao longo de mais de uma década um espaço respeitado, reconhecido pela credibilidade e pela forma equilibrada de tratar temas sensíveis.
Sua visão editorial se baseia na ideia de que informar é um ato de cidadania, e que todo leitor merece acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a consciência crítica.
Sob sua liderança, o Blog Seu Guara segue fiel à sua essência: falar com verdade, ouvir com respeito e publicar com responsabilidade.