O Palmeiras venceu o São Paulo por 3 a 1, neste sábado (24), na Arena Barueri, no clássico válido pela 5ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. O Verdão construiu a vitória com gols de Maurício, um golaço de Flaco López e outro de Khellven. O paraguaio Bobadilla marcou o gol do Tricolor. Vitória do Palmeiras marca um tabu de 10 jogos seguidos sem derrotas na história do Choque-rei, pela segunda vez, desde 2023. E colocado o Alviverde na liderança provisória do Paulistão 2026, com 12 pontos. Dois a mais que o Bragantino (2º), que joga na tarde deste domingo contra o Santos, na Neo Química Arena. Por outro lado, a derrota complica a situação do São Paulo, que fica na 14ª posição beirando a zona do rebaixamento, com 4 pontos. Mesma pontuação do Primavera-SP (12º), Velo Clube (13º), que joga hoje à noite contra o Corinthians, em casa, e do Noroeste (15º), penúltimo colocado na tabela. Nesta primeira fase do Paulistão 2026, dos 16 times participantes, se classificam os oito primeiros colocados e os dois últimos são rebaixados para a Série A2.

O primeiro tempo na Arena Barueri, o clássico entre Palmeiras e São Paulo começou com bastante intensidade dos dois lados. Com 3 minutos de jogo, o Tricolor por pouco não balançou as redes. O jovem atacante Lucca fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Luciano desviar de cabeça. A bola passou raspando a trave. Porém, aos 7 minutos o Palmeiras abriu o placar. Andreas Pereira ganhou a disputa da bola, deixou para Flaco López que ajeitou para Maurício bater da entrada da área no cantinho. Rafael se atirou, mas não conseguiu defender. O Tricolor reagiu rápido. Aos 12′, Enzo Díaz bateu escanteio, Arboleda tocou de cabeça no meio da área, Bobadilla apareceu livre para girar e bater para o gol entre as pernas do goleiro Carlos Miguel e deixar tudo igual na Arena Barueri.
Após o gol de empate, o São Paulo seguiu melhor no clássico e teve duas oportunidades seguidas de marcar o segundo gol e virar o placar. As duas chances foram desperdiçadas por Gonzalo Tapia. Em uma delas, o atacante paraguaio ficou frente a frente com o goleiro Carlos Miguel, mas mandou para fora. Quando o Tricolor parecia mais perto do segundo gol, foi o Palmeiras quem marcou. Aos 29′, o Verdão fez ótima jogada partindo da lateral, com Ramón Sosa recuperando a posse da bola e tocando para Marlon Freitas, que passou para Andreas Pereira dar um toque perfeito deixando Flaco López de cara para o gol e dar uma cavadinha por cima de Rafael, marcando um golaço. Aos 42′, o meia tacante argentino quase marcou de novo finalizando da entrada da área com a bola passado com perigo rente à trave direito do goleiro são-paulino. Já nos acréscimos, o lateral-esquerdo argentino Enzo Díaz quase empatou o clássico cabeceando com real perigo à meta de Carlos Miguel.
No segundo tempo, o Palmeiras marcou o terceiro gol logo aos 5 minutos. Khellven puxou um contra-ataque e lançou para Piquerez , que dominou do lado esquerdo e cruzou na segunda trave para Flaco López cabecear com precisão para Khellven, livre na pequena área, completar de peixinho para o fundo das redes e marcar 3 a 1 Palmeiras. A partir daí, o Choque-Rei caiu de ritmo. Com mais posse de bola que o São Paulo, aos 35′, o Palmeiras chegou mais uma vez com perigo ao ataque e por pouco não ampliou o placar. Vitor Roque, que há pouco havia entrado no lugar de Flaco López, se livrou da marcação na entrada da área e finalizou rasteiro acertando a trave esquerda do goleiro Rafael. Nos minutos finais, o São Paulo tentou aumentar a pressão e nos acréscimos teve boa chance de marcar em um cabeceio de Calleri para boa defesa de Carlos Miguel, pouco antes do apito final do clássico. Vitória do Palmeiras apaga resultado negativo e inesperado na rodada anterior do Paulistão 2026, com derrota de goleada para o Novorizontino, por 4 a 0, e coloca o Verdão de volta à liderança provisória do Estadual.
As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (28), quando farão suas estreias no Brasileirão. O Palmeiras joga na 1ª rodada do Brasileirão 2026 contra o Atlético-MG, às 19h, na Arena MRV. O São Paulo enfrenta o Flamengo, às 21h30, no Morumbis. Na 6ª rodada do Paulistão 2026, o Verdão joga fora de casa, contra o Botafogo-SP, no domingo (01/02), às 20h30, na Arena NicNet, em Ribeirão Preto (SP). O São Paulo terá outro clássico pala frente, contra o Santos, no sábado (31), às 20h, no Morumbis.
(com informações da Gazeta Esportiva/ESPN/TNTsports/LANCE!)

Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara, fundado em 2008. Natural do Paraná, é bacharel em Administração e ex-servidor da Previdência Social e do Banco do Brasil.
Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, criou o blog como um espaço para unir informação, opinião e reflexão, sempre com responsabilidade e respeito ao leitor. Ao longo dos anos, consolidou um projeto reconhecido pela credibilidade, pelo equilíbrio editorial e pela valorização do pensamento crítico.
Guaraci acredita na comunicação como um instrumento democrático e busca oferecer um ambiente livre, acessível e plural, onde todos possam se expressar de forma civilizada e respeitosa,
atua de forma independente na produção de conteúdos sobre futebol e política.
Acredita na informação como instrumento de cidadania e na internet como um espaço democrático para o diálogo, a reflexão e a livre expressão, sempre com respeito e responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br