Recebi um comentário aqui da escritora e pedagoga Doroni, autora do Contos, Lendas e textos, que por analogia lembra o senado dos tempos do império romano. Mais precisamente do imperador Gaius Julius Caesar Augustus Germanicus, ou simplesmente Calígula. Tal qual naqueles tempos o senado vive uma relação espúria entre seus líderes, opositores e comandados. Guardadas as devidas proporções, as relações deste imperador com o senado, cuja vida pregressa todos conhecem foram pontuadas por conspirações, humilhações e tentativas de subjugar opositores. Naquela época provalmente não existiam expressões como “atos secretos”, mas verificavam-se atos infundados que beiravam à loucura, com único fito de quebrar qualquer iniciativa de reação do adversário. Calígula chegou ao ponto de querer nomear seu próprio cavalo, Incitatus, para consul ou sacerdote. Além de mandar colocar sua estátua em vários templos inclusive no Templo de Jerusalém, julgando a si mesmo como um deus. Obviamente ressalvadas lendas questionáveis ao longo da história, deste demente e pervertido imperador romano, a postura e atitudes dos nossos senadores evidenciam pelas expressões que verificamos em suas manifestações em plenário, o total descontrole dos representantes do povo no congresso brasileiro.
Será que a demência ou a alienação vem com a conquista do poder ou com a ganância de querer se perpetuar com a suposta superioridade perante seu semelhante?
Devo confessar minha decepção com a imoralidade e a postura dos homens do atual governo. Afinal foram eleitos sob a bandeira da ética e da moralidade no poder público. No entanto, penso que a bandalheira e a corrupção, infelizmente está instalada há algum tempo não só no sistema político brasileiro, mas também no âmbito das instituições privadas. Não é difícil verificar escândalos envolvendo o Estado e grandes corporações. Vide dossiês, CPIs, Satyagrara, operação vampiro, etc, etc.
Vem muito mais. Ano que vem é ano de eleição. Te prepara.
A performance inusitada desta vez fica com o senador Suplicy. Até concordei com a simbologia do cartão vermelho.

Guaraci Celso Primo é do Paraná, Sul do Brasil.
Bacharel em Administração. Ex-servidor da Previdência e ex-Banco do Brasil.
Com o propósito simples — mas essencial — de ser útil de alguma forma, Guaraci Primo apresenta neste espaço um reflexo de seus interesses e experiências. Seus gostos por literatura, cinema, futebol, humor e política, o tornaram um redator ao longo dos anos e através de suas postagens, você encontrará um mix equilibrado de opinião, informação e entretenimento, sempre ilustrado com imagens e vídeos de qualidade.
Guaraci acredita que autoaperfeiçoamento, força de vontade e motivação são pilares fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.
Ele também vê a web como um extraordinário instrumento democrático para a divulgação de ideias, conhecimento e reflexão.
— É exatamente isso, que pretendo oferecer por aqui:
um espaço livre, criativo e acessível, onde o pensamento crítico e o bom humor caminham lado a lado.
Com determinação e leveza, espero alcançar o maior número possível de pessoas — e que cada visitante se sinta à vontade para expressar suas opiniões de forma civilizada e democrática, sem distinção de sexo, raça, credo ou condição social.
Guaraci Primo.
Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara. Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, Guaraci iniciou o projeto em 2008 como uma forma de unir duas de suas grandes paixões: o esporte e o jornalismo.
Com experiência acumulada em redação, análise e curadoria de conteúdo, ele construiu ao longo de mais de uma década um espaço respeitado, reconhecido pela credibilidade e pela forma equilibrada de tratar temas sensíveis.
Sua visão editorial se baseia na ideia de que informar é um ato de cidadania, e que todo leitor merece acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a consciência crítica.
Sob sua liderança, o Blog Seu Guara segue fiel à sua essência: falar com verdade, ouvir com respeito e publicar com responsabilidade.
Contato: contato@seuguara.com.br