Pular para o conteúdo

Juventude bate o São José com dois gols nos acréscimos e vai às semifinais do Gauchão

Compartilhe nosso(s) artigo(s)

Nesta segunda-feira (09), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), o Juventude venceu o São José por 3 a 2, de virada, e garantiu a classificação para as semifinais do Campeonato Gaúcho 2026. O confronto decisivo das quartas de final do Gauchão foi tanto eletrizante quanto emocionante desde o primeiro minuto até os instantes finais. O São José abriu 2 a 0 de vantagem, jogando com um homem a menos desde o início da etapa final. O Juventude diminuiu aos 32′, empatou aos 53′, e virou o placar aos 55′. Aconteceu meio de tudo neste jogo. O goleiro do São José, acidentalmente nocauteado, teve que ser substituído no final do primeiro tempo. O gesto de Fair play do jogador Alisson Safira do Juventude não foi muito bem recebido por parte torcida, com vaias ao atleta. E no final, uma confusão generalizada dentro de campo com cenas lamentáveis, que acabou com quatro jogadores expulsos. Do lado do Juventude: o lateral Marcos Paulo, o zagueiro Rodrigo Sam e o atacante Ray Breno, autor do gol da vitória, que levou o segundo cartão amarelo na comeração. Pelo São São José, Tiago Pedra recebeu cartão vermelho, após o árbitro rever os detalhes da confusão no VAR. Confira.

Logo no primeiro lance do jogo, o Juventude teve boa chance de marcar. O goleiro Jandrei lançou direto no campo de ataque e abola caiu com Taliari pelo lado esquerdo da área, que bateu rente a trave do goleiro Fábio Rampi. Logo depois, ao 8 minutos, após cobrança de falta na área, Alisson chegou primeiro na bola, mas cabeceou por cima do gol. Dois minutos depois, Taliari aproveitou rebote da defesa e bateu de fora da área para boa defesa de Rampi. O São José respondeu em dois bons lances de ataque, com Ronald recebendo pela direita e invadindo a área bateu firme para Jandrei fazer boa defesa, aos 15′. E quatro minutos depois, Jandrei fez outra defesa após boa jogada de ataque do São José em finalização de dentro da área.

Aos 26′, Mandaca lançou para Taliari, que livre de frente para o gol trompou com Rampi e acabou acertando acidentalmente a cabeça do goleiro com o joelho, que foi a nocaute, saindo de campo de maca direto para a ambulância, mas logo em seguida recobrou os sentidos. No final do primeiro tempo, Keverton recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o São josé com um a menos.

Na etapa complementar, mesmo em desvantagem númerica, o São josé abriu o placar aos 6 minutos. Após cobrança de escanteio na segunda trave, Diney subiu mais que os marcadores e cabeçeou firme para o fundo das redes. Aos 12′, Alisson Safira recebeu lançamento em profundidade pela esquerda, mas o atacante do Juventude abriu mão do que seria um ataque promissor ao perceber que seu marcador sofreu uma lesão e caiu no chão. No entanto, o gesto de Fair play de Safira não foi muito bem recebido por parte da torcida, que vaiou o jogador. Na parte final do segundo tempo, o atleta aacbou sendo substituído.

Aos 14 minutos, o Jaconero andou muito perto de chegar ao gol de empate. O goleiro Peralta, que substituiu Rampi, fez duas grandes defesas seguidas. A segunda quase a queima roupa, salvando o São José. Aos 25′, o Juventude tomou o segundo gol. O goleiro Peralta lançou direto tentando buscar o atacante Grafite, que aproveitou o vacilo do seu marcador e da entrada da área bateu colocado no canto direito de Jandrei, que se atirou na bola mas não alcançou. Juventude 0 x 2 São José. Porém, o Juventude fez prevalecer a vantagem de estar com um jogador a mais e pressionou o adversário. Aos 32′, Mandaca pecou o rebote da zaga e bateu colocado no canto para diminuir o placar. O Jaconero aumentou a intensidade no ataque em busca do gol de empate, que levaria a decisão para os pênaltis. E depois de duas boas chances seguidas, teve o Juventude teve um pênalti indiscutível marcado a seu favor. Taliari foi para a cobrança e converteu, deixando tudo igual no Alfredo Jaconi. aos 53 minutos. Aos 55′, Juan Crhistian fez boa jogada individual pela esquerda e cruzou na área. A defesa rebateu e bola caiu para Ray, que tinha entrado no final da partida, que bateu forte de primeira para marcar o gol da virada e da classificação do Juventude para as semifinais do Campeonato Gaúcho 2026.

Enquanto de um lado do campo acontecia a comemoração efusiva do autor do gol da vitória, junto aos companheiros de time, do outro lado começava uma confusão generalizada entre os integrantes dos dois times. Na briga, além de empurões e agressões de todo lado, teve até Iponn aplicado por Tiago Pedra do São José em Messias do Juventude, que depois desculpou o companheiro de profissão.

Nas semifinais do Campeonato Gaúcho 2026, o Juventude enfrenta o Grêmio, com o jogo de ida a ser realizado na Arena do Grêmio e o jogo da volta no Alfredo Jaconi. Do outro lado da chave, o Internacional faz o primeiro jogo contra o Ypiranga, fora de casa, e o confronto decisivo por uma vaga na final em casa, no Beira-Rio.

O São José vai enfrentar o Novo Hamburgo nas semifinais da Taça Farroupilha, com o jogo da volta no Estádio Francisco Novelletto. No outro confronto, o Caxias enfrenta o São Luiz. O vencedor do Troféu Farroupilha garante vaga na Copa do Brasil de 2027.

(com informações da FGF/ESPN/Gazeta Esportiva/LANCE!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *