É inegável. O advento da Internet nos proporcionou uma revolução no mundo do conhecimento, da informação, e da comunicação. Transformou-se rapidamente no maior instrumento democrático de divulgação, disseminação, e compartilhamento de ideias. Haja vista, o enorme sucesso das redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut, e outras, que a cada dia recebem inúmeros adeptos. Sem mencionar os Blogs, é interessante perceber também, que é cada vez mais comum a participação das pessoas nos chamados grupos virtuais de discussão.
Caracterizados pelo relacionamento democrático entre os participantes, o comportamento nesse mundo virtual revela-se muitas vezes ser o mesmo do mundo real. É o que demonstra uma estudo realizado pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos.
Um dos autores do estudo, Itai Himelboim, revela que mesmo sendo a Internet considerada como um ambiente de igualdade, os grupos virtuais seguem a tendência dos grupos sociais do mundo real, no que diz respeito a sua estrutura hierárquica. Isto é, “somente 2 % dos que começam um tópico de discussão, recebem 50% dos comentários. Embora tenhamos uma ampla diversidade de fontes, apenas algumas delas estão realmente atraindo a atenção”, afirma Himelboim.
Tendo como base as atividades dos usuários cadastrados na Usenet, a plataforma de discussão mais antiga da Internet, Himelboin e seus colegas analisaram mais de 200.000 participantes de 35 grupos, durante seis anos. Constataram entre outros fatos, que 60% do conteúdo das discussões vieram dos grandes jornais, canais de TV, e agências de notícias, 15% de sites de notícias, 8% de blogs e sites pessoais e 6% de organizações não governamentais e ONGs. Um dado interessante do estudo revela que a popularidade dos participantes não está na opinião pessoal de cada um. Apenas 12% das mensagens contém observações e opiniões próprias. A maioria simplesmente copia de outras fontes. E as pessoas parecem dar preferência àquelas com mais conexões.
Com este estudo os pesquisadores descobriram ainda (o que eu já tinha lido no Ferramentas Blog do Marcos Lemos), que, “conteúdo de alta qualidade é necessário para atrair a atenção, mas não é suficiente. Ou seja, mensagem de alta qualidade com poucos comentários, atraem menos comentários adicionais”. Por conseguinte menos atenção na Internet.
Por fim, a pergunta: “o que é necessário fazer para atrair a atenção na Internet”? Himelboim, responde – “essa é a pergunta de um milhão de dólares. Mas apenas postar muito não fará de você alguém que atraia a atenção”. Ao que me parece este é o objetivo primeiro que leva as pessoas a participarem efetivamente, tanto nesses grupos virtuais de discussão quanto em redes sociais e blogs. Da mesma forma, no mundo real querer aparecer demais, não nos tornará da noite pro dia em uma celebridade. É necessário ir muito mais além.
Guaraci Celso Primo é do Paraná, Sul do Brasil.
Bacharel em Administração. Ex-servidor da Previdência e ex-Banco do Brasil.
Com o propósito simples — mas essencial — de ser útil de alguma forma, Guaraci Primo apresenta neste espaço um reflexo de seus interesses e experiências. Seus gostos por literatura, cinema, futebol, humor e política, o tornaram um redator ao longo dos anos e através de suas postagens, você encontrará um mix equilibrado de opinião, informação e entretenimento, sempre ilustrado com imagens e vídeos de qualidade.
Guaraci acredita que autoaperfeiçoamento, força de vontade e motivação são pilares fundamentais para o sucesso pessoal e coletivo.
Ele também vê a web como um extraordinário instrumento democrático para a divulgação de ideias, conhecimento e reflexão.
— É exatamente isso, que pretendo oferecer por aqui:
um espaço livre, criativo e acessível, onde o pensamento crítico e o bom humor caminham lado a lado.
Com determinação e leveza, espero alcançar o maior número possível de pessoas — e que cada visitante se sinta à vontade para expressar suas opiniões de forma civilizada e democrática, sem distinção de sexo, raça, credo ou condição social.
Guaraci Primo.
Sobre o Fundador
Guaraci Primo é o criador e editor do Blog Seu Guara. Apaixonado por futebol e atento às transformações políticas e sociais do país, Guaraci iniciou o projeto em 2008 como uma forma de unir duas de suas grandes paixões: o esporte e o jornalismo.
Com experiência acumulada em redação, análise e curadoria de conteúdo, ele construiu ao longo de mais de uma década um espaço respeitado, reconhecido pela credibilidade e pela forma equilibrada de tratar temas sensíveis.
Sua visão editorial se baseia na ideia de que informar é um ato de cidadania, e que todo leitor merece acesso a conteúdos que estimulem a reflexão e a consciência crítica.
Sob sua liderança, o Blog Seu Guara segue fiel à sua essência: falar com verdade, ouvir com respeito e publicar com responsabilidade.